Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos prescritos para o Ensino Médio, no Brasil e no Uruguai <br> Comparative study on Mathematics Education present in curricula prescribed for High School in Brazil and Uruguay
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p255-275Palabras clave:
Educação comparada, Investigações curriculares, Currículos de Matemática.Resumen
Este artigo apresenta um estudo comparativo dos currículos de Matemática para nível equivalente ao Ensino Médio entre Brasil e Uruguai. Na pesquisa de natureza qualitativa, lançamos mão de pesquisa bibliográfica nos documentos curriculares dos dois países. A forma de organização dos currículos prescritos apresenta alguns princípios similares, tais como a definição de temas estruturadores dos blocos de conteúdos e o agrupamento dos conteúdos segundo as categorias conceituais. A influência das pesquisas em Educação Matemática foi identificada nos documentos dos dois países em temas como: a apresentação da Matemática como uma ciência viva, em construção, a serviço de outras ciências e da sociedade e a preocupação com a formação de jovens participantes na sociedade e para o mundo de trabalhoMétricas
Citas
BRASIL Parecer CNE/CEB n.º 04/98. Aprovado em 1.º de junho de 1998. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Médio. Relatora: Conselheira Guiomar Namo de Mello. 1998c.
––––––. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio CEB n.º 15/98. Brasília: MEC, 1998d.
––––––. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília: MEC, 2000.
––––––. Secretaria de Educação Básica. PCN+EM Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
––––––. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
URUGUAY ––––––. Comisión de Transformación de la Educación Media Superior (Comisión TEMS) – Transformación de la Educación Media Superior. Consejo Directivo de la Administración Nacional de la Educación Pública. Montevideo. 31 de diciembre de 2001.
––––––Propuesta Programática Matemática Educación Media Básica – PLAN, 2003.
––––––Consejo de Ecucación Secundaria – Reformulación 2006: Programas Ciclo Básico. Montevideo.
––––––. Programa de Matemática Terceiro Ano Bachillerato – Diversificación Matemática y Diseno – Matemática I. 2010c.
––––––. Programa de Matemática Terceiro Ano Bachillerato – Diversificación Físico Matemática – Matemática I. 2010d.
––––––. Programa de Matemática Terceiro Ano Bachillerato – Diversificación Físico Matemática – Matemática II. 2010e.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).