Estratégias didáticas com tecnologias na formação continuada de professores de Matemática: uma investigação sobre homotetia<br>Didactic strategies with technologies in the continuous education of Mathematics teachers: an investigation about homothety
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p385-418Palabras clave:
Estratégias didáticas, tecnologias na Educação Matemática, geometria euclidiana plana, homotetia, formação de professores de MatemáticaResumen
Este trabalho descreve uma investigação qualitativa que teve como sujeitos um grupo de professores de Matemática da Escola Básica Pública que participaram voluntariamente de uma iniciativa de formação continuada. A pesquisa aqui descrita teve como objetivo constituir estratégias didáticas por meio das quais os professores pudessem aprimorar/ressignificar seus conhecimentos acerca de um tema da geometria euclidiana plana, a homotetia. Os sujeitos participaram de uma série de atividades com o uso de tecnologias digitais e não digitais, por meio de interações virtuais e presencias, em regime de convergência, no âmbito das quais puderam constituir um percurso investigativo que lhes permitiu realizar progressos em relação aos saberes que possuíam acerca do tema, principalmente por meio de formação de coletivos compostos por professores e tecnologias, bem como a partir do desenvolvimento de fluência em relação às interfaces em jogo.
This paper describes a qualitative investigation that had as subjects a group of Mathematics teachers of Public Basic School who voluntarily participated in a continuous education initiative. The aim of the research here described was to constitute didactic strategies through which the teachers could improve / re-significate their knowledge about a theme of Euclidean plane geometry, homothety. The subjects participated of several activities with the use of digital and non-digital technologies, through virtual interactions and regular ones, under a convergence regime, within which they could constitute an investigative path that allowed them to make progress in relation to the knowledge that had on the subject, mainly through the formation of collective composed of teachers and technologies, as well as from the development of fluency in relation to the interfaces at play.
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