Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena<br>Comparison between Brousseau's Theory of Didactic Situations and Mathematics in the Context of Camarena Sciences
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p151-161Palabras clave:
Articulação de teorias. Comparação/Contraste. Teoria das Situações Didáticas. Matemática no Contexto das Ciências.Resumen
Apresentamos neste artigo uma primeira articulação entre duas abordagens teóricas da Didática da Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Matemática no Contexto das Ciências (MCC), com o objetivo de compará-las e contrastá-las. Detivemo-nos nos princípios gerais de tais referenciais, no planejamento de situações de aprendizagem e em aspectos do trabalho em sala de aula envolvendo o docente e o discente. Como uma convergência entre as duas teorias podemos citar a análise das interações entre os diferentes atores presentes no sistema educativo (aluno, conteúdo e professor). Ambas têm por base ideias construtivistas, no sentido de Piaget, sendo que a MCC foi inicialmente idealizada para o ensino superior, enquanto a TSD pode ser empregada para qualquer nível de ensino. Como principal ferramenta de trabalho em classe, na MCC temos os eventos contextualizados, construídos a partir de aplicações da Matemática em diferentes áreas do conhecimento. Na TSD trabalha-se com situações adidáticas, que são planejadas a partir de situações fundamentais relativas a um conceito matemático. Nas teorias em foco, parte-se do pressuposto de que o aluno deve construir seu próprio conhecimento e, para tal, o professor assume o papel de mediador. Ambas contemplam etapas de contextualização e de descontextualização do saber.
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