A componente tecnológica -teórica dos sistemas de duas equações lineares na educação básica<br>The technological-theoretical component of the systems of two linear equations in basic education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p498-513

Palabras clave:

Sistemas de Equações Lineares. Teoria Antropológica do Didático

Resumen

O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa conjunto entre os grupos PEA-MAT e DIMAT, respectivamente, da PUC-SP e PUCP que tem como objetivo apresentar una organização matemática local relacionada ao ensino de sistemas de equações lineares. O referencial teórico é a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e a motivação para tal estudo foi a constatação de que tanto os professores de Brasil e Perú, que participaram da formação continuada no âmbito desse projeto, quanto os livros textos dos dois países privilegiam o saber-fazer desse conteúdo sem explicitar suas justificativas. Assim, fizemos uma reflexão, baseando-nos nas técnicas propostas pelos professores para uma determinada tarefa, no sentido de organizar uma praxeologia local que justifique tais técnicas por meio de um discurso tecnológico-teórico, em geral, ausente no ensino de tal conteúdo.

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Biografía del autor/a

Francisco Javier Ugarte, PUCP Peru

Doctor en Matemáticas por la Universidad de Valladolid (2010) Áreas de especialización: métodos algebraicos para la resolución de ecuaciones. Área de interés: Teoría Antropológica de lo Didáctico (TAD), Teoría de Situaciones Diácticas (TSD) y Epistemología de la Didáctica de las Matemáticas

Maria José Ferreira da Silva, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP e Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP

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Publicado

2019-11-06

Cómo citar

UGARTE, F. J.; SILVA, M. J. F. da; IPARRAGUIRRE, R. C. G. A componente tecnológica -teórica dos sistemas de duas equações lineares na educação básica&lt;br&gt;The technological-theoretical component of the systems of two linear equations in basic education. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p498-513. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45525. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.