Concepções e competências de professores especialista em Matemática em relação ao conceito de fração.

Autores/as

  • Fábio Meneses Costa PUC-SP

Resumen

O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as concepções e competências dos professores especialistas em Matemática que atuam no 3º ou 4º ciclo do Ensino Fundamental no que diz respeito ao conceito de fração. Para isso o estudo propôs-se a responder à seguinte questão de pesquisa: "Quais as concepções e competências apresentadas por professores especialistas em Matemática que atuam no 3º ou 4º ciclo do Ensino Fundamental sobre o conceito de fração em seus diferentes significados?" Para responder a esta questão, primeiro buscamos apoio teórico para subsidiar o desenvolvimento do estudo. Esse apoio veio das ideias de Vergnaud contidas na Teoria dos Campos Conceituais e das ideias teóricas de Kieren e Nunes no que se refere aos diferentes significados da fração. Em seguida foi elaborado um instrumento diagnóstico composto de quatro unidades: (a) perfil; (b) elaboração de situações-problema; (c) respostas das situações-problema e (d) competências. Esse instrumento foi aplicado a 21 professores que foram divididos em dois grupos, sendo o grupo 1 (G1) formado por 11 professores que estavam atuando no 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos) e o grupo 2 (G2) formado por 10 professores que estavam atuando no 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) distribuídos em seis escolas. Em relação à concepção os professores dos dois grupos apresentaram uma concepção restrita de fração, voltada apenas para dois significados: parte-todo e operador multiplicativo. Além disso, houve uma ênfase em tratar fração apenas do ponto de vista do algoritmo. No que tange a competência o G2 apresentou-se mais competente do que o G1. Concluímos isso baseado no fato de que o G1 apresentou um maior índice de confusão em utilizar a razão como fração, assim como apresentou um maior índice da utilização da percepção como principal estratégia de ensino para fração, distanciando-se assim dos invariantes lógicos presentes nesse conteúdo e que, quando apropriados, permitem sua solida compreensão. Palavras-chave: Significados da fração; Concepção e competência; Formação de professores; Ensino Fundamental. This study aimed to identify and analyze the concepts and skills of specialist teachers in mathematics who work in the 3rd or 4th cycle of primary education in relation to the concept of fraction. For this, the study aimed to answer the following research question: "What are the concepts and skills presented by specialist teachers in mathematics who work in the 3rd or 4th cycle of primary education on the concept of fraction in their different meanings?" To answer this question, first we seek theoretical support to subsidize the development of the study. This support came from the ideas contained in Vergnaud Conceptual Fields Theory and theoretical ideas of Kieren and Nunes in relation to the different meanings of the fraction. Then a diagnostic tool was developed consisting of four units: (a) profile, (b) development of problem situations, (c) answers the problems and situations (d) skills. This tool administered to 21 teachers who were divided into two groups: group 1 (G1) consisting of 11 teachers who were working in the 3rd cycle of primary education (6 and 7 grades) and group 2 (G2) comprised 10 teachers they were working in the 4th cycle of primary education (8 and 9 grades) distributed in six schools. In relation to conception the teachers from both groups showed a narrow fraction, only to face two meanings: part-whole and multiplicative operator. In addition, there was an emphasis on treating only fractionally from the standpoint of the algorithm. Regarding the competence G2 presented as more competent than the G1. We conclude that based on the fact that the G1 had a higher rate of confusion in using the ratio as a fraction, and showed a higher rate of use of perception as the main strategy for teaching fractions, thus distancing from the content present in this logical invariants and, when appropriate, allow a solid understanding. Keywords: Fraction’signifies, conception and competence, teachers’formation, basic school.

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Publicado

2011-11-29

Cómo citar

COSTA, F. M. Concepções e competências de professores especialista em Matemática em relação ao conceito de fração. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7761. Acesso em: 25 nov. 2024.

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