Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas
Mots-clés :
modelagem matemática, perspectiva sociocrítica, discussões Reflexivas.Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a produção de discussões reflexivas em um ambiente de Modelagem Matemática. Para este fim, discuto sobre a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem em uma perspectiva sócio-crítica. A pesquisa1 foi de natureza qualitativa e teve como contexto um grupo de alunos do ensino fundamental da sala de aula de uma professora de matemática em um Município da Bahia. A coleta de dados ocorreu através da observação, a qual foi registrada através da filmagem. Os resultados apontam para a oportunidade e a produção de discussões reflexivas quando os alunos discutem sobre a influência dos critérios a serem considerados na abordagem da situação-problema e quando comparam os resultados obtidos. Palavras-chave: modelagem matemática; perspectiva sociocrítica; discussões Reflexivas. Abstract In this paper I analyse the production of reflective discussions in a Mathematical Modeling environment, through a sociocritical perspective. Both the aims of the teacher in developing a Mathematical Modeling activity and the discussions which are encouraged in this environment are discussed. The research was qualitative and its context was a class of elementary school students taught by a Mathematics teacher in a small city of the state of Bahia, Brazil. Data collection wascarried out through observation, as well as recorded by filming. Results suggest the opportunity of producing reflective discussions. Keywords: Mathematical Modeling, sociocritical perspective, reflective discussions.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2009-03-06
Comment citer
SANTOS, M. A. dos. Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1018. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).