A disciplina Complementos de Matemática no curso de pedagogia (1939-1961): o pedagogo como professor de matemática<br>The discipline Complements of Mathematics in the Pedagogy Course (1939-1961): The pedagogue as Mathematics teacher
Mots-clés :
Curso de Pedagogia, História das disciplinas, Complementos de MatemáticaRésumé
Este artigo tem o objetivo de analisar a disciplina Complementos de Matemática nos cursos de Pedagogia (1939-1961) bem como o papel que tal disciplina exerceu sobre a atuação profissional do pedagogo. A pesquisa insere-se na perspectiva da História do Currículo, apoiando-se nas ideias centrais de Ivor Goodson (1997), que compreende o currículo como uma construção social. Por ser uma pesquisa histórica, trabalhou-se com análise documental e história oral como metodologias de pesquisa. Criada com o objetivo específico de auxiliar os cálculos da disciplina Estatística Educacional, a disciplina Complementos de Matemática trouxe uma ampliação para a área de atuação profissional do pedagogo que, com a obtenção da licença fornecida pelo Ministério da Educação, podia lecionar Matemática no primeiro ciclo do curso secundário, dentre outras disciplinas.
Abstract
This article presents a historical approach of the discipline Complements in Mathematics in the Pedagogy courses in its first phase of existence (1939-1961). The objective was to investigate the origins of the discipline, the content and proposed methods and their role in the professional acting teacher. The oral history and documentary analysis were used as methodological resources. Basing on the history of curriculum, the research dialogued especially with the ideas of Ivor Goodson to understand the curriculum as a social construct and investigate how and why certain knowledge is (or is not) taught in a particular historical context. Created with the goal of providing a conceptual basis of mathematics and assist in the calculation of Educational Statistics, the discipline Complements of Mathematics brought an expansion to the professional area of the pedagogue, who obtained the license for Teaching Mathematics in first cycle of secondary education.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).