CRIATIVIDADE, EMPATIA E IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI: IDEIAS PARA TRABALHAR COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA<br>CREATIVITY, EMPATHY AND IMAGINATION IN VYGOTSKY AND THE PROBLEM SOLVING IN MATHEMATICS
Mots-clés :
Resolução de problemas, Empatia, VigotskiRésumé
O objetivo do presente artigo foi enriquecer o estudo da relação entre criatividade e resolução de problemas em educação matemática, tomando como referência uma pesquisa bibliográfica sobre os temas da empatia e da imaginação em Vigotski. As fontes foram, principalmente, os livros de Vigotski Psicologia da arte e Imaginação e criação na infância, escritos, respectivamente, em 1924 e 1930 e, eventualmente, menos conhecidos na educação matemática, além de relatos de pesquisas sobre criatividade e resolução de problemas. A empatia foi apresentada como forma de ampliar as vivências individuais e entrar no mundo da cultura, da arte e da ciência, bem como para partilhar as experiências do outro, envolvendo os processos de criação e imaginação.Métriques
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