Concepções, sentimentos e emoções de professores participantes de um processo de formação continuada em geometria
Mots-clés :
Formação continuada de professores – mapas conceituais – afetividade – geometriaRésumé
Resumo O presente texto objetiva discutir dados de uma pesquisa que tem como foco concepções, sentimentos e emoções de professores de Matemática da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, que participaram de um processo de formação continuada em Geometria, no período de 2000 a 2003. Na coleta de dados foram utilizados questionários, registros escritos, observação, entrevistas e mapas conceituais. As concepções pedagógicas de Geometria explicitadas em mapas conceituais e as manifestações de afetividade que emergiram durante o processo de formação dos docentes são aqui analisadas e discutidas, com apoio na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. Palavras-chave: Formação continuada de professores – mapas conceituais – afetividade – geometria. Abstract This paper discusses data of a study whose main focus are mathematics teachers from public schools of São Paulo. The study tries to investigate teachers´ conceptions and feelings arising while they were involved in an ongoing geometry teacher education course Data collection procedures included questionnaires, written records, observation, interviews and conceptual maps. The study analyses pedagogical conceptions towards geometry disclosed by conceptual maps and discusses feelings and emotions that emerged during the ongoing teacher education course. The study framework was Henri Wallon’s theory of development. Key words: ongoing teacher education – conceptual maps – feelings and emotions – geometry teaching.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2010-01-24
Comment citer
MANRIQUE, A. L.; ANDRÉ, M. E. Concepções, sentimentos e emoções de professores participantes de um processo de formação continuada em geometria. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2140. Acesso em: 4 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).