A relação professor-materiais curriculares como temática de pesquisa em Educação Matemática <br> The relationship teacher-curricular materials as researched topic in Mathematics Education

Autores

  • Gilberto Januario Universidade Estadual de Montes Claros http://orcid.org/0000-0003-0024-2096
  • Katia Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Lucia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p414-434

Palavras-chave:

Relação professor-materiais curriculares. Agência. Affordance. Currículos de Matemática.

Resumo

Exploramos a relação professor-materiais curriculares como temática de pesquisa, destacando características dos materiais e dos professores trazidos para essa relação, bem como conceitos subjacentes a ela. Trata-se de um estudo bibliográfico, em que se discute a produção sobre essa relação no âmbito da Educação Matemática. A discussão centra-se na concepção de materiais curriculares como ferramentas socioculturais e na relação a partir de recursos trazidos por ambos os agentes, professor e materiais, relacionando os conceitos de affordance e agência. Materiais curriculares, com suas affordances, e professores manifestam suas agências sobre escolhas e decisões em relação à Matemática e seu ensino, e ambos os agentes se influenciam ao oportunizar situações de aprendizagem aos estudantes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil. E-mail: gilberto.januario@unimontes.br

Katia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação Matemática (PUC-SP). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil. E-mail: katialima@ufrb.edu.br

Ana Lucia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. E-mail: analuciamanrique@gmail.com

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Relatório de análise de propostas curriculares de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2010.

BROWN, Matthew William. Teaching by design: understanding the interaction between teacher practice and the design of curricular innovations. 2002, 543f. Tese (Doutorado em Ciências da Aprendizagem) – School of Education & Social Policy, Northwestern University. Evanston, Illinois (EUA).

BROWN, Matthew William. The Teacher-Tool Relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, Janine. T; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 17-36.

BROWN, Matthew William; EDELSON, Daniel Choy. Teaching by Design: curriculum design as a lens on instructional practice. In: ANNUAL MEETING OF AMERICAN EDUCATIONAL RESERCH ASSOCIATION, 2001, Seatle. Anais da AM-AERA: what we know and how we know it. Seatle (Washington): AERA, 2001, p. 1-25.

COLLOPY, Rachel. Curriculum materials as a professional development tool: how a Mathematics textbook affected two teachers' learning. The Elementary Scholl Journal, Chicago, v. 103, n. 3, p. 287-311, jan. 2003. DOI: 10.1086/499727.

CUADRA, Francisco Gil; RICO, Luis; CANO, Antonio Fernández. Concepciones y creencias del profesorado de secundaria sobre la evaluación en matemáticas. Revista de Investigación Educativa, Asociación Interuniversitaria de Investigación en Pedagogía, Barcelona, v. 20, n. 1, p. 47-75, jun. 2002.

GIBSON, Eleanor Jack. Exploratory behavior in the development of perceiving, acting, and the acquiring of knowledge. Annual Review of Psychology, Palo Alto (Califórnia), v. 39, p. 1-41, fev. 1988. DOI: 10.1146/annurev.ps.39.020188.000245.

GIBSON, James Jerome. The ecological approach to visual perception. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.

GIBSON, James Jerome. The senses considered as perceptual systems. Boston: Houghton Mifflin, 1966.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

GIDDENS, Anthony. A estrutura de classes das sociedades avançadas. Tradução de Márcia B. de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

JANUARIO, Gilberto. Marco conceitual para estudar a relação entre materiais curriculares e professores de Matemática. 2017. 194f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

LIMA, Katia. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

LIMA, Katia; O, Gilberto; PIRES, Célia Maria Carolino. Professores e suas relações com materiais que apresentam o currículo de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 717-740, maio/ago. 2016.

LIMA, Silvana Ferreira de. Relações entre professores e materiais curriculares no ensino de números naturais e sistema de numeração decimal. 2014. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

LIN, Hsien-Ta; FISHMAN, Barry. Exploring the relationship between teachers’ experience with curriculum and their understanding of implicit unit structures. In: 7th INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING SCIENCES, 2006, Bloomington (Indiana, USA). Proceedings of ICLS 2006. Bloomington: Indiana University School of Education, National Science Foundation, 2006, p. 432-438.

LLOYD, Gwendolynm Monica. Two teachers’ conceptions of a reform-oriented curriculum: implications for Mathematics teacher development. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 2, p. 227-252, 1999.

MOUZELIS, Nicos P. Modern and postmodern Social Theorizing: bridging the divide. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

PACHECO, Débora Reis. O uso de materiais curriculares de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o tema Espaço e Forma. 2015. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

PEPIN, Birgit; GUEUDET, Ghislaine; TROUCHE, Luc. Re-sourcing teachers’ work and interactions: a collective perspective on resources, their use and transformation. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, Springer, v. 45, n. 7, p. 929-943, dez. 2013. DOI 10.1007/s11858-013-0534-2

PIRES, Celia Maria Carolino. Matemática e sua inserção curricular. São Paulo: Proem, 2006.

REMILLARD, Janine T. Curriculum Materials in Mathematics Education Reform: A Framework for Examining Teachers’ Curriculum Development. Curriculum Inquiry, v. 29, n. 3, p. 315-342, jun. 1999.

REMILLARD, Janine T. Examining key concepts in research on teachers’use of Mathematics Curricula. Review of Educational Research, Washington, American Educational Research Association, v. 75, n. 2, p. 211–246, jun. 2005. DOI: 10.3102/00346543075002211.

REMILLARD, Janine T. Modes of Engagement: Understanding Teachers’ Transactions with Mathematics Curriculum Resources. In: GUEUDET, Ghislaine; PEPIN, Birgit; TROUCHE, Luc. (Ed.). From Text to ‘Lived’ Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. New York: Springer, 2012, p. 105-122.

REMILLARD, Janine; KIM, Ok-Kyeong. Knowledge of curriculum embedded mathematics: exploring a critical domain of teaching. Educational Studies in Mathematics, p. 1-17, mar. 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandra Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.

SANTIN, Thiago Rafael. Concepções e perspectivas de agência epistêmica. 2015. 133f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, American Educational Research Association, Washington, v. 15, n. 2. p. 4-14, fev. 1986.

STEIN, Mary Kay; KIM, Gooyeon. The role of Mathematics curriculum materials in large-scale urban reform: an analysis of demands and opportunities for teacher learning. In: REMILLARD, Janine. T; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 37-55.

THOMPSON, Alba Gonzalez. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, v. 5, n. 8, p. 9-45, jul./dez. 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática