Práticas avaliativas desenvolvidas por professores de matemática: novos desafios frente aos resultados da Avaliação Externa na rede de ensino SESI/SP

Solange Maria Santos, Ana Lucia Manrique

Resumo


Esse artigo apresenta um estudo sobre as influências que as avaliações externas têm produzido nas práticas pedagógicas de docentes da rede de ensino SESI/SP. Inicialmente, um levantamento de trabalhos desenvolvidos sobre avaliação foi realizado para uma melhor compreensão da problemática envolvida. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três professores, cujas escolas apresentaram avanços na média de habilidades no componente de matemática nas últimas avaliações externas. Constata-se que as avaliações externas estão mudando a rotina escolar quanto a práticas no processo avaliativo, além de estarem servindo de referência para um direcionamento do currículo. Conclui-se que existe uma prática avaliativa visando resultados nas avaliações externas e poucas influências no que e como é ensinado.

Palavras-chave


Avaliação externa, práticas avaliativas, práticas pedagógicas em matemática.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio