Contribuições do CHIC para revelar o processo de apropriação das tecnologias digitais<b>Contributions to CHIC revelamento process ownership of digital technologies

Auteurs

  • Marilene Andrade Universidade federal de Ouro Preto/UFOP
  • José Armando Valente UNICAMP

Mots-clés :

Appropriation, Digital Technologies, Distance Education

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo mostrar parte dos resultados da Tese intitulada “Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais”. Como tema central aborda as contribuições do software CHIC para revelar o processo de Apropriação das tecnologias digitais e busca compreender como se configura esse processo. Como parte prática, foi estudado o curso de formação do “Projeto Gestão Escolar e Tecnologias”, e os dados utilizados foram os extratos textuais dos Memoriais Reflexivos, elaborados pelos gestores educacionais, participantes do curso. Esses extratos foram analisados, categorizados, compilados e submetidos a uma nova análise, utilizando-se o método estatístico multidimensional viabilizado pelo software CHIC - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coersitiva - que gerou as árvores de similaridade e os números de ocorrências das categorias. A análise dos “dados permitiu afirmar que o processo de Apropriação se configura como um processo Relacional, Complexo e em Espiral e que se constitui em níveis, que mesmo singulares em suas identidades, fazem parte de um único movimento. Na base desse processo está o nível Emocional, que potencializa a existência dos níveis: Imitação, Relação-Comunicação, Relação-Informação, Relação/Expressão-Reflexiva e Autoformação.

This paper aims to show some of the results of the thesis entitled "Allocation of information technologies and communication by educational administrators." Central theme addresses the contributions to the software CHIC to revel the process Appropriation of digital technologies and seeks to understand how to set up this process. As a practical part, we studied the training course "Project Management School and Technology", and the data were used verbatim extracts from Reflexive Memorials, prepared by educational administrators, course participants. These extracts were analyzed, categorized, compiled and submitted to a further analysis using the statistical method multidimensional enabled by software CHIC - Hierarchical Classification, and Implicative Coersitiva - that generated the trees similarity and numbers of occurrences of the categories. The data analysis allowed us to state that the process of appropriation is configured as a relational process, and Complex Spiral and constitutes levels, even in their singular identities, are part of a single movement. Underpinning this process is the emotional level, which enhances the existence of levels: Imitation, Relationship-Communication-Information Relationship, Relationship / Expression-Reflective and Self-training.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. O Computador na escola: contextualizando a formação de professores. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2000.

______. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. São Paulo: v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003.

______. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, J. A. (Org.) et al. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

ALMOULOUD, Saddo. L’ordinateur, outitl d’aide à l’apprentissage de la démonstration et de traitement de données didactiques. 1992. 294 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Université de Rennes I, Rennes, 1992.

______. A. L´analyse statistitique de données multidimensionnelles: outil révélateur des conceptions d´enseignants en formation. In: ENCONTRO CHIC, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo:[s.n.], 2005

ARAÚJO, Renato. O Conceito de mimese na poética de Aristóteles. Disponível em: < http://br.geocities.com/ferreavox/mimesis.html >. Acesso em: 05 dez. 2007.

CAPELATO, Rafael. Conceito de mimese na poética de Aristóteles. São Paulo: [S.l.], 1998. Disponível em: < http://groups.msn.com/SEMANTICA/ammese.msnw. > Acesso em: 05 dez. 2007.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

D`AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

MARX, K. ; ENGELS, F. A Ideologia alemã. São Paulo: Hucitec,2002.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Tradução Cristina Magro; Victor Paredes. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

______. A Ontologia da realidade. Tradução Cristina Magro; Miriam Graciano; Nelson Vaz. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

______. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.

PIAGET, Jean. A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de janeiro: Zahar,1978.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Microsoft Brasil. Projeto gestão escolar e tecnologias. São Paulo: 2004. Mimeografado.

PRADO, Maria Elizabette Brito. B. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2003. PUC-SP, 2003).

RICOEUR, Paul. Del texto ala acción: ensayos de hermenêutica, II. 2. ed. México: FCE, 2002.

VALENTE, José, Armando. A Espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: Joly, M. C. (Org.). Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002b, p. 15-37.

_______. As Tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Pátio, Porto Alegre, 2007.

VYGOTSKY, L S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Téléchargements

Publiée

2014-12-17

Comment citer

ANDRADE, M.; VALENTE, J. A. Contribuições do CHIC para revelar o processo de apropriação das tecnologias digitais&lt;b&gt;Contributions to CHIC revelamento process ownership of digital technologies. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 673–706, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/21544. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos