POLÍTICAS PÚBLICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CELULAR POR ALUNO<br> PUBLIC POLICIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: A SMARTPHONE PER STUDENT
Résumé
Este artigo tem por objetivo fomentar discussões sobre a utilização dos celulares inteligentes (smartphones) nas salas de aula. A partir de uma síntese das políticas públicas voltadas para a inserção das Tecnologias Digitais nas escolas brasileiras, questionamos a viabilidade dos laboratórios de informática a partir de projetos como Educom, Proinfo, Proninfe e Acessa Escola. O projeto Um Computador por Aluno (UCA) também é discutido, assim como os índices de utilização de telefones celulares e internet pelos brasileiros, principalmente no que diz respeito aos estudantes das escolas públicas e privadas. A partir dessas questões, propomos o Projeto Um Celular por Aluno, como forma de incorporar os celulares inteligentes com internet às nossas salas de aula.
Palavras-chave: Educação Matemática; Sala de aula; Internet.
Abstract
This article aims to foster discussions on the use of smartphones in classrooms. It develops a discussion of public policies about the inclusion of Digital Technologies in Brazilian schools, in which we pose questions about the viability of computer labs from projects as Educom, Proinfo, Proninfe and Acessa Escola. The project One Computer per Student is also discussed, as well as the rates of use of mobile phones and the Internet by Brazilians, especially regarding students from public and private schools. From these issues, we sketch a project One Cellphone per Student, as a way to incorporate smartphones with internet to our classrooms.
Keywords: Mathematics Education; Classroom; Internet.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).