Reflexões acerca da aprendizagem baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral. <br> Reflections on the problem based learning in the approach of notions of differential calculation and integral
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p197-221Mots-clés :
Cálculo Diferencial e Integral, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino e AprendizagemRésumé
Neste trabalho, apresentamos reflexões acerca do ensino e aprendizagem de noções de Cálculo Diferencial e Integral. Mediante os aportes teóricos pertinentes, propõe-se atividades para abordar noções de Cálculo, como limites e derivadas, tomando como princípio norteador uma metodologia ativa, no caso, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL). Espera-se integrar conteúdos e conceitos matemáticos com as práticas profissionais de universitários, promovendo aprendizagens significativas. Consideramos que por meio da inserção de problemas motivadores, reais ou realísticos, certos entraves observados no ensino e na aprendizagem de Cálculo, podem ser amenizados, bem como contribuir com a construção de conhecimentos transdisciplinares.
This paper presents reflections on the teaching and learning of Differential and Integral Calculus notions. By relevant theoretical contributions, we propose activities to address calculation notions as limits and derivatives, taking as a guiding principle an active methodology in the case, the Problem-Based Learning (Problem Based Learning - PBL). Expected to integrate mathematical content and concepts with the university of professional practices, promoting meaningful learning. We believe that by inserting motivators, real or realistic problems, certain obstacles observed in teaching and learning calculus, can be softened as well as contribute to the construction of disciplinary knowledge.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).