A comunicação e o ato de aprender e ensinar em sala de aula: refletindo sobre a disciplina de teoria e prática pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá<br>Communication and an act of learning and teaching in the classroom: reflection on a discipline of theory and pedagogical practice of a course in Mathematics Degree of the State University of Maringá
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p334-358Mots-clés :
Comunicação, Formação de Professores em Matemática, Saberes Docentes.Résumé
O presente trabalho apresenta parte de pesquisa que teve por objetivo investigar o discurso e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Teoria e Prática Pedagógica ofertadas aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, a fim de verificar: a) qual tem sido a contribuição destas disciplinas no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula e b) como o discurso dos professores formadores influencia a prática dos futuros professores. Isto porque a construção do conhecimento apoia-se, de maneira primordial, no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornar públicos seus pensamentos, suas ideias, bem como comparar, negociar e modificar suas representações, concepções e crenças.
The present work presents a part of a research developed in the Theory and Pedagogical Practice classes of the Mathematics Degree course of the State University of Maringá - UEM, in order to verify: a) what has been the contribution of these disciplines in the process of knowledge construction Teachers and in the development of a more communicative and reflexive pedagogical practice in the classroom. Taking into account the issues established for this study we developed a qualitative research focusing aspects of discourse analysis. The observation and analysis of these practices shows that the predominance of teacher discourse often does not allow moments and / or activities that allow students to rethink about a more communicative and reflexive pedagogical practice to be developed in the classroom.
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