Importância da matemática: percepções sobre os saberes matemáticos dos pescadores artesanais <br> Importance of mathematics: perceptions about the knowledge mathematical artisan fishermen

Auteurs

  • Sicero Agostinho Miranda Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p141-159

Mots-clés :

Percepções, Saberes, Cotidiano.

Résumé

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com Pescadores Artesanais da Cidade de Rio Grande (RS), pertencentes a Comunidades Tradicionais de Pesca, na qual discutimos como os mesmos percebem e relacionam os saberes matemáticos escolares alicerçados nas suas vivências, pautados na Teoria Etnomatemática. Para tal, abordaremos as relações entre esses conhecimentos, a importância da matemática, bem como as dificuldades apresentadas pelos sujeitos na visualização desses conceitos para a construção de saberes cotidiano.


This article presents the results of a qualitative research conducted with Artisanal Fishermen of Rio Grande City ( RS ) , belonging to traditional communities of Fishing, in which we discuss how they perceive and relate school mathematical knowledge grounded in their experiences, guided by the Ethnomathematics Theory . To this end, we discuss the relationship between this knowledge, the importance of mathematics as well as the difficulties presented by the subjects in the view of these concepts for the construction of everyday knowledge.


Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Sicero Agostinho Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Universidade Barão de Mauá. Graduado em Matemática Licenciatura Pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor e coordenador pedagógico em escolas da Rede Pública Municipal de Rio Grande (RS) e da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Matemática e em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF).

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG); Atual Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande.

Références

ALMEIDA, Neide; ALTENFELDER, Anna Helena; CLARA, Regina Andrade. Se bem me lembro... : caderno do professor: orientação para produção de textos. São Paulo: Cenpec 2010. (Coleção da Olimpíada). Disponível em: <https://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/index.htm>. Acesso em: 13 fev. 2014.

BERLINGHOFF, William P; GOUVEA, Fernando Q. A matemática através dos tempos. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 4ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, R, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, J, Jaime (orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rer.amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. P. 69-70.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática de 5ª a 8ª série. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/ SEF, 2000. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/matematica.pdf Acessado em: 02/02/2016.

COSTA, Aléssio Almada da. A Educação Ambiental como proposta crítica para práticas emancipatórias com pescadores artesanais: um estudo de caso no estuário da Lagoa dos Patos, extremo sul do Brasil. Tese (doutorado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-graduação em Educação ambiental. Orientação do Prof. Alfredo Guillermo Martin Gentini – Rio Grande: FURG, 2014.

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Os ceramistas do vale do Jequitinhonha: uma investigação etnomatemática. Dissertação de mestrado. Campinas, FE/UNICAMP, 1998.

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemática. Educ. rev., Ago 2007, vol.25, no.2, p.175-197. ISSN 0102-4698.

CUNHA, Conceição Maria da. Introdução: discutindo conceitos básicos. In: SEED-MEC. Salto para o futuro- Educação de jovens e adultos. Brasília.2002.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2002.

D’ AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Sammus; Campinas: Ed. Universidade Estadual de Campinas, 1996.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria a prática. Campinas: Papirus, 22ª edição, 2000.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Diário do grande ABC: entrevista com Ubiratan D’Ambrósio. Santo André, 2003.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Uma História concisa da Matemática no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 27, p. 109-124, Dez. 2004 .

FERREIRA, E. S. Etnomatemática: Uma Proposta Metodológica. Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Paz e Terra SP, 1999.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular/Paulo Freire. Indaiatuba: Villa da Letras, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HART, Paul. Narrativa, Conhecimento e Metodologias Emergentes na Pesquisa em Educação Ambiental: questões de qualidade. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José Vicente de. In: Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Editora Unijui, Ijui, 2005.

HART, Paul. Narrativa, Conhecimento e Metodologias Emergentes na Pesquisa em Educação Ambiental: questões de qualidade. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José Vicente de. In: Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Editora Unijui, Ijui, 2005.

KNIJNIK, Gelsa. Matemática, Educação e Cultura na luta pela terra. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 1995.

KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática, culturas e o conhecimento na luta pela terra. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e Resistência: educação matemática e legitimidade cultural.Ed. Art. Medicas Porto Alegre- RS. 1996.

KNIJNIK, Gelsa. Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José de (Organizadores.). ETNOMATEMÁTICA: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: Udunisc, 2004. Cap. 1. p.19-38.

KNIJNIK, Gelsa. Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, Gelsa et all. Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p.19-38.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavan. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

LEAL, Bruno. Saber das narrativas: narrar. In: FRANÇA, Vera. GUIMARÃES, César (orgs) . Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 19 – 27.

LEIRIA, Rossana Daniela Cordeiro. Etnomatemática e Educação Popular: um diálogo cultural. 2014. 91f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2000.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

MIARKA, Roger. Etnomatemática: do ôntico ao ontológico / Roger Miarka. - Rio Claro: 2011.

MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Editora Moderna, 2001.

MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2007. p. 224.

Téléchargements

Publiée

2017-04-26

Comment citer

MIRANDA, S. A.; PEREIRA, E. C.; PEREIRA, V. A. Importância da matemática: percepções sobre os saberes matemáticos dos pescadores artesanais &lt;br&gt; Importance of mathematics: perceptions about the knowledge mathematical artisan fishermen. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i1p141-159. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/27729. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos