Média aritmética em diferentes situações: identificando níveis de interpretação de estudantes do Ensino Fundamental <br> Arithmetic mean in different situations: identifying elementary school students´ interpretation levels
Mots-clés :
Média aritmética, Educação Estatística, Situações de interpretação da média aritmética.Résumé
Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa interpretações de estudantes do Ensino Fundamental sobre o conceito de média aritmética simples em diferentes situações. Participaram 8 estudantes do 5º ano e 8 estudantes do 9º ano. Eles responderam a um instrumento diagnóstico envolvendo elementos conceituais sobre média aritmética nas situações de pesquisa: contexto familiar, mídia, interpretação de gráficos e cálculo da média. As suas respostas foram categorizadas em quatro níveis: preestrutural, uniestrutural, multiestrutural e relacional. Os estudantes de ambos os anos de escolarização avançaram nos níveis de resposta dadas ao teste, mas os estudantes do 9º ano avançaram mais, colocando assim em evidência a importância do processo de escolarização na construção do conceito da média aritmética.
Abstract
This article presents results of a study about the interpretations of elementary school students of arithmetic mean in different situations. The participants were 08 students from 5th grade and 08 students from 9th grade. They answered a diagnostic test with conceptual elements of arithmetic mean in research situations denominated: family context, media, interpreting graphs and averaging. Their responses were categorized into four levels: preestructural, uniestructural, multiestructural and relational. Students from both school years had an improvement of their levels of responses, but 9thgrade students had an improvement more substantial, thus putting in evidence the importance of the educational process in the construction of the concept of arithmetic mean.
Métriques
Références
BARIZON, E. Validação de uma escala de autorregulação de estratégias de aprendizagem estatística de estudantes da terceira série do ensino médio de São Paulo. 2011. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -- Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Matemática Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.
BATANERO, C. Significado y comprensión de las medidas de posición central. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada. UNO: Revista
de didática de lãs matematicas, n. 25, p. 41-58, 2000.
BIGGS, J. B.; COLLIS, K. F. Evaluatingthequalityoflearning: The SOLO taxonomy. New York: Academic Press, 1982.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, J. I. F. Média Aritmética nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) -- Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
EUGÊNIO, R. S. Explorações sobre a média no software TinkerPlots2.0 por estudantes do Ensino Fundamental. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) -- Programa de Pós-Graduação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife/PE, 2013.
EUGÊNIO, R. S.; CARVALHO. L. Estudantes do Ensino Fundamental explorando noções conceituais sobre média no Software Tinkerplots 2.0.Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v.6, n.12, p. 67-82, jul/dez, 2013.
LEITE, A. P. Estimativa das Medidas de Tendência Central Uma Intervenção de Ensino. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) -- Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
MELO, M. C. M. Fazendo média: compreensões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) -- Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
NOVAES, D. V.; COUTINHO, C. Q. S. Estatística para Educação Profissional. São
Paulo: Atlas, 2009.
PERNAMBUCO, Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: parâmetros curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação, 2012.
SILVEIRA, E. M. Elaboração e validação de uma escala de atitudes em relação à Estatística para o ensino médio. 2011.152f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -- Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.
STRAUSS, S.; BICHLER, E. The development of children’ concepts of the arithmetic
average. Journal for Research in Mathematics Education, v. 19, n. 1, p. 64-80, 1988.
WATSON, J. M. Statistical literacy at school: Growth and goals. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2006.
WATSON, J. M.; MORITZ, J. B. The beginning of statistical inference: Comparing two data sets. Educational Studies in Mathematics, v. 37, p. 145–168, 1999.
WATSON, J. M.; MORITZ, J.B. The longitudinal development of understanding of average. Mathematical Thinking and Learning, v. 2, n. 1-2, p. 11-50, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).