Textos de Divulgação Científica como uma Perspectiva para o Ensino de Matemática <br> Science Popularization Articles as a Perspective for the Teaching of Mathematics
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p291-313Mots-clés :
Textos de Divulgação Científica, Revista Ciência Hoje, Estatística, Ensino e MatemáticaRésumé
Resumo
Neste trabalho, foram selecionados e caracterizados artigos da revista Ciência Hoje, seções O Leitor Pergunta e Mundo de Ciência, objetivando a sua utilização como recurso didático para o ensino da Matemática. Foi aplicada uma estratégia didática, utilizando Textos de Divulgação Científica (TDC) como forma de auxiliar os professores no ensino do conteúdo Estatística. Foram verificadas as impressões dos alunos sobre as contribuições do TDC, a partir de questionários aplicados no formato da escala Likert. Assim, 86% dos alunos afirmaram que o TDC proporcionou maior participação na aula e 93% conseguiram relacionar os conceitos matemáticos com o cotidiano. Desse modo, o uso de TDC pode contribuir com o ensino da Matemática, pois abordam distintas temáticas num contexto mais abrangente, motivando e aprofundando conteúdos matemáticos.
Abstract
In this work, articles were selected and characterized by Ciência Hoje magazine, O Leitor Pergunta and Mundo de Ciência sections, aiming at its use as didactic resource for the teaching of Mathematics. Then, a didactic strategy was applied, based on the use of SPA to assist teachers in the teaching content statistics. It was possible to verify the impressions of the students regarding, from questionnaires applied in Likert scale. 86% of the students stated that the SPA provided a greater participation in the class and 93% were able to relate Mathematical concepts with daily life. The use of TDC can contribute favorably with the teaching of Mathematics, because they deal with different themes, in a broader context, motivating and deepening mathematical contents.Métriques
Références
ALMEIDA, C. S. Dificuldades de aprendizagem em Matemática e a percepção dos professores em relação a fatores associados ao insucesso nesta área. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso – Pontífice Universidade Católica de Brasília, PUC, Brasília – DF, 2006.
ALMEIDA, M. J. P. M. O texto escrito na educação em física: enfoque na divulgação científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (Org.). Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas – SP: Mercado de Letras, 1998. p. 53-68.
BRASIL, Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+. Brasília: MEC, 2002.
______, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 1999.
______, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
______, Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______, Resolução nº2, de 15 de junho de 2012, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: DOU, 2012.
CANTANHEDE, S. C. S; ALEXANDRINO, D. M; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica como Recurso Didático no Ensino de Química. São Carlos – SP: 2015. Disponível em: http://www.gpeqsc.com.br/sobre/manuais/DivulgacaoCiencRecursoDidEnsiQuimica.pdf. Acesso: 20 de Jan. 2017.
CANTANHEDE, S.C.S; QUEIROZ, S. L. Textos da Revista Ciência Hoje como recurso didático: análise e possibilidades de uso no ensino médio de química. 2012. 205 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2012.
CARRASCO, L.H. M. Leitura e escrita na Matemática. In: NEVES, I. C.B; SOUZA, J. V; SCHAFFER, N. O; GUEDES, P. C; KLUSENER, R. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 6ª Ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2004, p.192-204.
CARVALHO, C.P. de. Divulgação científica nas revistas Ciência Hoje, Scientific American Brasil e Superinteressante: estudo comparativo. 2011. 392 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo – SP, 2011.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 7ª Ed. Campinas – SP: Papirus, 2000.
DIAS, G. R; SILVA, J. M; BENTO, J. I. M; CANTANHEDE, S. C. S; CANTANHEDE, L. B. Textos de divulgação científica: análise e caracterização para utilização no ensino de matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 84-98, 2016.
FERREIRA, L. N. A. Texto de divulgação científica no ensino superior de química: funcionamento e produção de sentidos. 2009. p. 207. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2009.
FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n.1, p.3-31, maio. 2012.
FERREIRA, L. N. A; QUEIROZ, S. L. Artigos da revista ciência hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354-360. 2011.
FONSECA, M. C. F.R; CARDOSO, C. A. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática, Matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. p. 63-76.
GOMES, I. M. A. M. A Divulgação Científica em Ciência Hoje: características discursivo-textuais. 2000. 306 f. Tese (Doutor em Linguística) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.
IVANISSEVICH, A. Ciência fora do casulo. Ciência Hoje, v. 31, n. 184, 2002.
KORPAN, C. A.; BISANZ, G. L.; BISANZ, J.; HENDERSON, J. M. Assessing literacy in science: evaluation of scientific news briefs. Science Education, v. 81, n. 5, p. 515-532, 1997.
LIMA, L. G. de; RICARDO, E. C. Física e Literatura: uma revisão bibliográfica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 577-617, Dez. 2015.
LIMA, P. J. S. dos.; NARONHA, C. A. Linguagem Matemática: Parâmetros Avaliativos para a Compreensão Leitora dos Objetos Matemáticos. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: 2013.
MACKEDANZ, L. F; ARAUJO, R. R. de; SILVA, G. R; SANTANA, R. C. Temas Estruturadores em sala de aula: o desfio da contextualização no ensino de Física. In: XII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 12, 2010, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindóia: 2010.
MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. 1998. 177 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, IBICT, Rio de Janeiro, 1998.
PRADO, E. P. de A.; UTSUMI, M. C. Textos escolares e o conhecimento matemático na formação de professores da Educação Básica. In. XIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. 13, 2011, Recife. Atas... Recife: 2011.
RAMOS, P. P. S. Uma investigação da resolução de problemas como proposta metodológica para a sala de aula no ensino médio. 2011. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2011.
RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. A ciência em diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação cientifica. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Atas... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências, 2005.
ROCHA, M. B. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2012.
SALÉM, S.; KAWAMURA, M. R. As perguntas dos leitores nas revistas de divulgação científica: possíveis contribuições ao ensino de física. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999.
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2001.
ZUCHI, I. A importância da linguagem no ensino de Matemática. Educação Matemática em Revista. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 11, n. 16, maio. 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).