Contribuições da Educação Comparada para investigações em currículos de matemática <br> Contributions of Comparative Education to Research on Mathematics Curricula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p230-254

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Comparada, currículos de matemática, avaliações internacionais

Resumo

Em vista da difusão das avaliações internacionais em larga escala e do novo impulso sentido na área de Educação Comparada, contemplamos a realização de pesquisas comparativas na área de currículos de matemática. Ressaltamos que tais investigações curriculares comparativas devem constituir-se a partir de teorias curriculares consistentes que subsidiem as análises do pesquisador diante dos condicionantes sociais, econômicos, culturais, políticos e educacionais. Enfatizamos também a necessidade de que tais estudos reflitam avanços e ferramentas analíticas próprias da área de Educação Comparada. Ressaltamos a ruptura dos paradigmas da área com seu passado positivista, fato ainda ignorado por algumas investigações de cunho comparativo desenvolvidas por pesquisadores de áreas afins, como a Educação Matemática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARNOVE; R. F. Análise de sistemas-mundo e educação comparada na era da globalização. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.) Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (volume 1). Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p. 131-152.

ARTIGUE, M.; WINSLØW, C. International comparative studies on mathematics education: a viewpoint from the anthropological theory of didactics. Recherches en didactique des mathématiques, v. 31, n. 1, p. 47-82, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/mVyUae>. Acesso em: 31 mai. 2017.

BEREDAY, G. Z. F. Comparative method in education. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1964.

BRASIL. Brasil no PISA 2015: analyses e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

BROADFOOT, P.; BLACK, P. Redefining assessment? the first ten years of assessment in education. Assessment in education, v. 11, n. 1, p. 7-27, 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/0969594042000208976>. Acesso em: 01 jun. 2017.

CARNOY, M. Rethinking the comparative—and the international. Comparative education review, v. 50, n. 4, p. 551-570, 2006. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.1086/507054>. Acesso em: 31 mai. 2017.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Reflexões sobre a importância dos estudos de educação comparada na atualidade. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, v. 13, n. 52, p. 416-435, jul./set. 2013. Trimestral. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/oldhistedbr/article/view/4822>. Acesso em: 31 mai. 2017.

COSGROVE, J. et al. Education for life: The achievements of 15-year-olds in Ireland in the second cycle of PISA. Dublin: Educational Research Centre, 2005

COWEN, R. A história e a criação da educação comparada. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (volume 1). Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p. 19-24.

DIAS, A. L. B. The role of mathematics in vocation education curricula: a comparative study. In: SCOTT, P.; RUÍZ, Á. (Edit.). Educación matemática en las Américas 2015: nuevos enfoques y relación con otras áreas (volumen 13). México, DF: CIAEM, 2015, p. 234-242. Disponível em: <http://ciaem-redumate.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol13Nuevos_Relacion.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

DOSSEY, J. A.; WU, M. L. Implications of international studies for national and local policy in mathematics education. In: CLEMENTS, M. A. K.; BISHOP, A., et al (Ed.). Third international handbook of mathematics education, 2013. p.1009-1042.

EIVERS, E. PISA: Issues in implementation and interpretation. The Irish journal of education, v. 38, p. 94-118, 2010. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20789130>. Acesso em: 31 mai. 2017.

EIVERS, E.; SHIEL, G.; CUNNINGHAM, R. Ready for tomorrow’s world? The competencies of Ireland’s 15-year-olds in PISA 2006. Dublin: Educational Research Centre, 2007.

GONÇALVES, H. J. L.; DIAS, A. L. B.; SENNA, S. N.; PERALTA, D. A. Desafios metodológicos presentes no estudo comparativo sobre o ensino de matemática em currículos de educação profissional técnica: Brasil e Estados Unidos. In: Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 3º, 2015, Ilha Solteira, Anais..., Ilha Solteira, UNESP, 2015, p. 274-282. Disponível em: <https://goo.gl/3LJsQW>. Acesso em: 01 jun. 2017.

GONÇALVES, H. J. L.; PIRES, C. M. C. Discussões iniciais sobre a educação comparada. In: GONÇALVES, H. J. L.; PIRES, C. M. C. Educação matemática: currículos de matemática de países latino-americanos Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, São Paulo: Dialógica Ed., 2017, p. 13-20.

KALOVIANNAKI, P.; KAZAMIAS, A. M. Os primórdios modernistas da educação comparada: o tema protocientífico e administrativo reformista-meliorista. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (volume 1). Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p. 25-54.

KAZAMIAS, A. M. Homens esquecidos, temas esquecidos: os temas histórico- -filosófico-culturais e liberais humanistas em educação comparada. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (volume 1). Brasília: UNESCO/CAPES, 2012, p. 55-79.

KAZAMIAS, A. M. O conhecimento educacional: um tema

negligenciado na educação comparada. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas (volume 2). Brasília: UNESCO/CAPES, 2015, p. 194-204.

KEITEL, C.; KILPATRICK, J. The rationality and irrationality of international comparative studies. In: KAISER, G.;LUNA, E., et al (Ed.). International comparisons in mathematics education. Philadelphia, PA: Falmer Press, 1999. p.241-256. (Studies in mathematics education).

KIM, R. Y.; HAM, S.-H.; PAINE, L. W. Knowledge expectations in mathematics teacher preparation programs in South Korea and the United States: towards international dialogue. Journal of teacher education, v. 62, p. 48-61, 2011. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0022487110381999>. Acesso em: 01 jun. 2017.

MESA, V.; GÓMEZ, P.; CHEAH, U. H. Influence of international studies of student achievement on mathematics teaching and learning. In: CLEMENTS, M. A.;BISHOP, A. J., et al (Ed.). Third international handbook of mathematics education. New York, NY: Springer New York, 2013. p.861-900.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011, p. 13-47.

MULLIS, I. V. S. Introduction. In: MULLIS, I. V. S.; MARTIN, M. O., (Eds). TIMSS 2015 assessment frameworks. Chestnut Hill, MA: TIMSS & PIRLS International Study Center, Lynch School of Education, Boston College and International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA)ed., p. 3-9, 2013. Disponível em: <https://timssandpirls.bc.edu/timss2015/downloads/T15_Frameworks_Full_Book.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

PIRES, C. M. C. Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de educação matemática, em países da América Latina. Educação matemática pesquisa, v. 15, n. 2, p. 513-542, 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/13626>. Acesso em: 01 jun. 2017.

PIRES, C. M. C. Reflexões sobre o debate curricular no Brasil. Educação matemática em pesquisa, n. 43, p. 5-13, 2014. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/391>. Acesso em: 01 jun. 2017.

PIRES, C. M. C.; GONÇALVES, H. J. L. Aspectos conceituais e epistemológicos da educação comparada presentes no projeto “pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de educação matemática, em países da américa latina. Perspectivas da educação matemática. v. 8, n. 18, p. 396-414, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1434>. Acesso em: 01 jun. 2017.

POST, D.; GINSBURG, M.; ROSS, H. Commentary on Carnoy. Comparative education review, v. 50, n. 4, p. 571-580, 2006. Disponível em: <http://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/507055>. Acesso em: 01 jun. 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SCHUBRING, Gert. O primeiro movimento internacional de reforma curricular em matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conceitos. Zetetiké. V. 7, n. 11, jan./jun. 1999, p. 29-50. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2602>. Acesso em: 21 mai. 2017.

STEINER-KHAMSI, G. The politics of league tables. Journal of social science education, p. 1-6, 2003. Disponível em: <http://www.jsse.org/index.php/jsse/article/view/470>. Acesso em: 01 jun. 2017.

TSAI, T.-L.; LI, H.-C. International comparative studies in mathematics

education: are we obsessed with the international rankings of measured educational outcomes? International journal of mathematical education in science and technology, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2017.1315189>. Acesso em: 31 mai. 2017.

VALENTE, W. R. A educação matemática e os estudos históricos comparativos. Historia de la educación, v. 28, p. 259-272, 2009. Disponível em: <http://revistas.usal.es/index.php/0212-0267/article/viewFile/10270/10703>. Acesso em: 01 jun. 2017.

VALENTE, W. R. Por uma história comparativa da educação matemática. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 145, p. 162-179, 2012. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/52>. Acesso em: 01 jun. 2017.

VILLALOBOS TORRES, E. M.; TREJO SÁNCHEZ, C. M. Fundamentos teórico-metodológicos para la educación comparada. In: NAVARRO LEAL, M. A.; NAVARRETE CAZALES, Zaira. (Coord.). Educación comparada: internacional y nacional. México, DF: Plaza y Valdes Editores, 2015, p. 19-27.

WISEMAN, A. W. Impact of International Achievement Studies on National Education Policymaking. Palo Alto, CA: Emerald Group Publishing Limited, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática