O Currículo da Matemática escolar e a centralidade da dimensão cultural <br> The School Mathematics Curriculum and the centrality of the cultural dimension
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p276-301Mots-clés :
Matemática escolar, teorias de currículo, dimensão cultural, poder.Résumé
O objetivo deste texto é, do lugar de onde discursamos, identificar, no debate nacional e internacional sobre o currículo envolvendo as disciplinas escolares, a presença e a ausência de um currículo escolar de Matemática (uma obra) que possibilite mais incluir do que excluir, mais resistir do que sucumbir a uma ideologia dominante que, insiste, em silenciar as vozes dos menos afortunados. O ensaio teórico proposto centra-se menos nos currículos prescritos e na sua produção e aplicação e mais nos princípios, ou seja, numa epistemologia do currículo de Matemática, que favoreça as emergências discursivas que são possíveis a partir da articulação entre o saber escolar matemático, a cultura e algumas ideias do campo do currículo, tais como poder, resistência e política.
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