Congruência em conversões de registros de representação semiótica: análise orientada pela noção de relevância<br>Congruence in conversion of registers of semiotic representation: relevance-theoretic analysis

Auteurs

  • Bazilicio Manoel de Andrade Filho IFSC
  • Fábio José Rauen Unisul

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p518-538

Mots-clés :

Pragmática Cognitiva, Teoria da Relevância, Registros de Representação Semiótica.

Résumé

Analisamos neste estudo a noção de congruência em conversões de registros de representação semiótica em matemática. Para tanto, aplicamos o mecanismo de interpretação orientado pela noção teórica de relevância para descrever e explicar a conversão de três enunciados em língua natural para os registros algébrico e gráfico. As análises sugerem que a noção de congruência deve ser mais bem compreendida em termos relativos, de tal sorte que conversões podem ser mais ou menos congruentes conforme o conjunto de inferências requerido na tarefa, os registros de representação em pauta, o sentido da conversão, o nível de explicitação da formalização e o domínio de regras de formação envolvidas.


We analyze in this study the notion of congruence in conversions of registers of semiotic representation. For that, we apply the relevance-theoretic comprehension procedure to describe and explain the conversion of three propositions from natural language to the algebraic and graphical registers. The analyzes suggest that the notion of congruence must be better understood in relative terms, so that conversions may be more congruent or less congruent according to the set of inferences required in the task, the registers of representation at stake, the direction of the conversion, the required level of explicitness of formalization, and the mastery of the involved formation rules.


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Références

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Publiée

2018-05-01

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DE ANDRADE FILHO, B. M.; RAUEN, F. J. Congruência em conversões de registros de representação semiótica: análise orientada pela noção de relevância&lt;br&gt;Congruence in conversion of registers of semiotic representation: relevance-theoretic analysis. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p518-538. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/35247. Acesso em: 22 déc. 2024.

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