Estudo da continuidade em um contexto de Assimilação Solidária<br>Study of continuity in a context of Solidarity Assimilation
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p152-169Mots-clés :
Assimilação Solidária, Continuidade, Intervenção em sala de aulaRésumé
Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de continuidade. A AS é uma proposta que visa romper com o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes, de forma democrática. Cada aula em AS é baseada em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos uma aula em AS sobre continuidade, aplicada em uma turma de Cálculo I. Os dados analisados permitiram inferir que a AS possibilita aos estudantes o desenvolvimento da autonomia, tornando-os corresponsáveis, em conjunto com o professor, de todo o processo.
This paper aims to analyze the possible influences of the Solidarity Assimilation Pedagogy (SA) in the process of teaching and learning of continuity. The SA is a proposal that aims to break with traditional mathematics teaching, allowing students to receive bonus grades for group learning work unrelated to the assessment grade. The learning work of each class is based on an activity sheets composed of problems on the topic addressed. In this article, we analyze the development of the activity sheets about the continuity of a function, applied in a class of Calculus. The data analyzed through content analysis allowed us to infer that SA allows students to develop autonomy in learning, making them co-responsible for the whole process.
Métriques
Références
BALDINO, R.R. Assimilação Solidária onze anos depois. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1994.
_____________. Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 2001.
_____________. Assimilação Solidária: escola, mais-valia e consciência cínica Educação em Foco, Juiz de Fora, Editora da UFJF, v.3, n. 1, p. 39-65, mar. /ago. 1998.
_____________. Normas da Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1995.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.
BARUFI, M.C.B. A Construção/Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. 1999. 195f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 1999. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Tese_Barufi.pdf. Acesso em 14/04/2017.
BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
HENNING, E; MORO, G; PACHECO, P. Determining Factors for Success in Differential and Integral Calculus Courses using Logistic Regression Model. Joinville: UDESC, 2013.
LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro, n.26/27, p.123-146, jun./dez. 1999. (Matemática Universitária).
PAGANI, E.M.L; ALLEVATO, N.S.G. Ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: um mapeamento de algumas teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, 34(2), jul./dez., 2014 - Santa Maria.
REZENDE, W.M. O Ensino de Cálculo: Dificuldades de Natureza Epistemológica. 2003. 450f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022014-121106/pt-br.php. Acesso em 14/04/2017.
SANTOS, J.R; DALTO, J.O. Sobre a análise de conteúdo, análise textual discursiva e análise narrativa: investigando produções escritas em matemática. Anais do V seminário internacional de pesquisa em Educação Matemática. Rio de Janeiro, 2012.
SILVA, M.R.G. Avaliação e trabalho em grupo em assimilação solidária: análise de uma intervenção. Rio Claro, 1997. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista.
STEWART, J. Cálculo. 4. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. 1v, il.
ZIMDARS, E.R. Pedagogia da Assimilação Solidária: desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de limites. 242f. Dissertação (mestrado) - Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).