O papel dos saberes não matemáticos na Modelagem Matemática: o estudo do cálculo do Imposto de Renda <br> The role of non-mathematical knowledge in Mathematical Modeling: the study of the calculation of income tax
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p280-303Mots-clés :
Modelagem Matemática. Teoria Antropológica do Didático. Modelo Praxeológico Estendido. Imposto de Renda Pessoa Física.Résumé
Este artigo trata sobre a indispensabilidade de saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos a partir de pressupostos da Teoria Antropológica do Didático. O modelo praxeológico misto é proposto como dispositivo metodológico de análise. Análise do modelo do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física em situação demonstra a potencialidade do dispositivo para fazer emergir os saberes não matemáticos que fundamentam os modelos matemáticos sobre contextos concretos. Resultados obtidos preliminares apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação e encaminham pesquisas futuras. <br>
This article addresses the indispensability of non-mathematical knowledge for the use of mathematical models on problems in concrete contexts based on the assumptions of the Anthropological Theory of the Didactic. The Mixed Praxeological Model is proposed as a methodological analysis device. The analysis of the model of the calculation of Personal Income Tax in situation demonstrates the potentiality of the device to emerge the non-mathematical knowledge that base the mathematical models on concrete contexts. Preliminary results indicate the indispensability of the non-mathematical knowledge of the situation for the pertinent use of mathematical models, and forward future research.
Métriques
Références
BLOMHØJ, M.; JENSEN, T. H. Developing mathematical modelling competence: Conceptual clarification and educational planning. In: Teaching Mathematics and its Applications v. 22, n. 3, p. 123-139, 2003.
BORSSOI, Adriana Helena; DE ALMEIDA, Lourdes Maria Werle. Percepções sobre o uso da Tecnologia para a Aprendizagem Significativa de alunos envolvidos com Atividades de Modelagem Matemática. In:Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 10, n. 2, p. 36-45, 2015.
BOSCH, Marianna; CHEVALLARD, Yves; GASCÓN, Josep. Science or magic? The use of models and theories in didactics of mathematics. Proceedings of the Fourth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2005.
BRASIL. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. OCDE, 2012.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
CASTELA, Corine. Cuando las praxeologías viajan de una institución a otra: una aproximación epistemológica del “boundarycrossing”. In: Educación Matemática, v. 28, n. 2, ago. 2016.
CASTELA, Corine; ROMO VÁSQUES, Avenilde. Des Mathematiques a L´automatique: etude des effets de transposition sur la transformee de Laplace dans la formation des ingénieurs. In : Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, France: La Pensée Sauvage, v. 31/1, n. 91, p. 79-130, 2011.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 3. ed. 3. reimp. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2009.
______. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 2. ed. 3. reimp. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
______. L’Analise des pratiques enseignantes em theórie anthopologique du didactique, In : Recherches em Didactiques des Mathematiques. Grenoble. La Pensé Sauvage Éditions, v. 19.2, p. 221-265, 1999.
______. La Transposition Didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, 1991.
______. La Transposition Didactique. Du Savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.
COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributário Brasileiro. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
ECO, U.El mago y el científico.El Pais,p. 13-14, 15 dez. 2002.
GRANDSARD, F. Mathematical modeling and the efficiency of our mathematics. 2005.Disponívelem:<http://math.ecnu.edu.cn/earcome3/sym4/Earcome3_Francine%20Grandsard_ sym4.doc> Acesso em: 02 jun. 2009.
JULIE, C.Mathematical literacy: Myths, further inclusions and exclusions. Pythagoras, v. 64, p. 62-69, 2006.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. In: Perspectivas da Educação Matemática, v.9, n. 21, 2016.
OLIVEIRA, Alex da Silva.Monografia sobre o Imposto de Renda Pessoa Física. Publicado pela Faculdade Cearense (FAC). Curso de Ciências Contábeis, 2013.
SCHUKAJLOW, S.; KAISER, G.; STILLMAN, G. Empirical research on teaching and learning of mathematical modelling: a survey on the current state-of-the-art. In: ZDM - Mathematics Education, n. 50, v. 1-2, p. 5-18, 2018. Doi 10.1007/s11858-018-0933-5.
WHITNEY, H. The Mathematics of Physical Quantities: Part I: Mathematical Models for Measurement. In: The American Mathematical Monthly, v. 75, n. 2, p. 115-138, fev.1968.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).