Análise combinatória: recursos de um professor em diferentes níveis de sua atividade<br>Combinatorial analysis: a teacher's resources at different levels of his activity

Auteurs

  • Elisângela Bastos de Mélo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p289-299

Mots-clés :

Abordagem documental do didático. Níveis de atividade do professor. Análise combinatória.

Résumé

Este estudo objetiva identificar o sistema de recursos de um professor de matemática nos níveis de sua atividade e sua relação com o ensino de análise combinatória. Toma-se como bases teóricas a abordagem documental do didático e o modelo de níveis de atividade do professor. Emprega-se a metodologia reflexiva na análise do trabalho documental de um professor em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública. Como resultados, destacam-se a interação entre a trajetória documental e o sistema de recursos do professor (no nível +3 e nível +2) e suas escolhas para um projeto de aula (nível +1) baseadas em uma atividade “Táxi e Combinatόria”.

 

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Biographie de l'auteur

Elisângela Bastos de Mélo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento de Educação. Área Métodos e Técnicas. Atuação no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) e PROFMAT.

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Publiée

2019-11-06

Comment citer

ESPINDOLA, E. B. de M. Análise combinatória: recursos de um professor em diferentes níveis de sua atividade&lt;br&gt;Combinatorial analysis: a teacher’s resources at different levels of his activity. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p289-299. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45506. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.