As ajudas como estratégias de professores em duas tradições do ensino de matemática<br>Aid as teachers' strategies in two traditions of mathematics teaching

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p709-719

Mots-clés :

Ajudas, Tradições no ensino de matemática, Estratégias de ensino, Pedagogia do erro

Résumé

A partir do reconhecimento de duas tradições no ensino de matemática, -o clássico discreto e o construtivista holístico-, o estudo teve como objetivo identificar as ajudas oferecidas por professores e futuros professores de matemática do ensino médio na Cidade do México como estratégias de ensino quando eles oferecem problemas para aprender matemática. Por meio de um desenho de pesquisa-ação, e com uma perspectiva reflexiva no modelo de treinamento, foram utilizadas observações e entrevistas dos professores para identificar o significado de suas ajudas, tanto espontâneas quanto planejadas. A ajuda é analisada em ambas tradições, na organização curricular, na pedagogia do erro e na visualização das relações matemáticas. Conclui-se sobre a necessidade de identificar as condições em que as ajudas ocorrem, o impacto que exercem sobre o conteúdo matemático da escola, e as implicações no estudo da matemática em sala de aula.

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Biographie de l'auteur

Alejandra Avalos-Rogel, ESCUELA NORMAL SUPERIOR DE MÉXICO

Doutor em Educação pela Universidade da Espanha México.

Mestre em Ciências na Especialidade de Pesquisa Educacional no Departamento de Pesquisa Educacional (DIE) do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados (CINVESTAV) do Instituto Politécnico Nacional.

 Chefe do Departamento de Pesquisa e Experimentação Educacional da Escuela Normal Superior do México. .

Coordenador dos cursos de Matemática e Educação Matemática no Bacharelado em Ensino Médio, e nas disciplinas de Metodologia e Análise de Pesquisa e reflexão da prática no curso de pós-graduação.

Ele desenvolve linhas de pesquisa em Educação Matemática, Didática da Ciência, Treinamento de Professores e Gestão Escolar, cujos produtos foram publicados em capítulos de livros.

Coordenador do grupo de pesquisa: Ciência, tecnologia e sociedade no ensino obrigatório e na formação de professores.

Coordenador acadêmico da rede de pesquisadores da região central do México.

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Publiée

2019-11-06

Comment citer

AVALOS-ROGEL, A. As ajudas como estratégias de professores em duas tradições do ensino de matemática&lt;br&gt;Aid as teachers’ strategies in two traditions of mathematics teaching. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p709-719. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45539. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.