Probabilidade condicional em contexto de ensino aprendizagem<br>Conditional probability in the context of teaching and learning

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p544-554-

Mots-clés :

Probabilidade condicional, Registros de representação semiótica, Licenciatura em matemática,

Résumé

Este artigo visa discutir o ensino e a aprendizagem da probabilidade condicional diante de uma sequência de atividades aplicadas com alunos de um curso de licenciatura em matemática. Para trabalhar conceitos que envolvem a probabilidade condicional, articulamos, nas questões das atividades, diferentes registros de representação: linguagem natural, simbólica, diagrama de árvore e tabela de contingência, tomando como base a Teoria de Registros de Representação de Raymond Duval. Constatou-se que a tabela de contingência não era uma representação conhecida para alguns alunos, porém facilitou a conversão para probabilidades simples e conjuntas. O registro de diagrama de árvore facilitou a distinção de probabilidades como P(A/B) e P(B/A), desde que essas probabilidades aparecessem expressas na linguagem natural, pois os registros das probabilidades condicionais com o uso simbólico de representação parece ser uma maneira difícil de ser interpretada e tratada pelos alunos da licenciatura.

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Publiée

2019-11-06

Comment citer

FIGUEIREDO, A. Probabilidade condicional em contexto de ensino aprendizagem&lt;br&gt;Conditional probability in the context of teaching and learning. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p544-554-. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45558. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.