Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele.
Mots-clés :
Teoria de Van Hiele, Geometria Dinâmica, Funções da Prova.Résumé
Abstract This paper gives a review of research on the Van Hiele Theory over the past 30 years and highlights and illustrates some important issues regarding theoretical implications for designing learning activities in dynamic geometry contexts. Outstanding and problematic issues for further research are suggested such as hierarchical class inclusion and the development of understanding of other functions of proof. Keywords: Van Hiele Theory, Dynamic Geometry, Functions of Proof Resumo Este artigo apresenta uma retrospectiva ds pesquisas sobre a Teoria de Van Hiele nos últimos 30 anos. Destaca e ilustra alguns aspectos importantes sobre as implicações teóricas para a concepção de atividades de aprendizagem em contextos de geometria dinâmica. Problemas e questões para novas pesquisas são sugeridos tais como a inclusão hierárquica de classes e sobre o desenvolvimento da compreensão de outras funções da prova. A tradução do artigo, autorizada pelo autor, é de Celina A. A. P. Abar. Palavras chave: Teoria de Van Hiele, Geometria Dinâmica, Funções da Prova.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-02-11
Comment citer
VILLIERS, M. D. Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5167. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).