Dimensão afetiva e epistêmica da idoneidade didática na formação inicial de professores que ensinam Estatística<br>La dimensión afectiva y epistémica de la idoneidad didáctica en la formación inicial de profesores que enseñan las matemáticas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p303-332

Mots-clés :

Formação de Professores, Educação Estatística, Idoneidade Didática.

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar um processo de formação por meio da metodologia de projetos, sobre noções básicas de estatística, realizado com 26 futuros professores de Matemática. Para tal, buscamos fundamentação na Teoria da Idoneidade Didática, a qual embasou todo o processo de planejamento e análise dos dados. A pesquisa, de caráter qualitativo, caracteriza-se como explicativa, de acordo com os seus objetivos, e seguiu os preceitos da pesquisa-ação.  Os resultados apontam que desenvolver um projeto a partir de temas escolhidos pelos estudantes contempla aspectos da dimensão afetiva e epistêmica da Idoneidade Didática. Apesar de os estudantes perceberem a importância da Estatística, apresentaram dificuldade em aplicar os conceitos estatísticos nas situações práticas desenvolvidas ao longo do projeto. Por outro lado, a gestão do processo investigativo permitiu ao professor retomar os conceitos trabalhados na disciplina e evidenciar, aos estudantes, a contribuição destes na compreensão do fenômeno em estudo.

 

This paper aims to analyse a training process using the methodology of projects, on basic notions of statistics, carried out with 26 prospective mathematics teachers. For that, we based the research on the theory of didactical suitability, which underpinned the entire process of planning and analysing the data. The qualitative research is characterised as explanatory, according to its objectives, and followed the precepts of action research.  The results show that developing a project based on themes chosen by prospective teachers includes aspects of the affective and epistemic dimension of didactic suitability.  Despite the graduates perceiving the importance of statistics, they had difficulty in applying statistical concepts in the practical situations proposed throughout the project. On the other hand, the management of the investigative process allowed the teacher to resume the concepts seen on in the course and show the research participants their contribution to the understanding of the phenomenon under study.

 

Este artículo tiene el objetivo de analizar un proceso de formación a través de la metodología de proyectos sobre nociones básicas de estadística, realizado con 26 futuros profesores de matemáticas. Para lograrlo, este trabajo está fundamentado en la teoría de la idoneidad didáctica, que fue la base de todo el proceso de planeamiento y análisis de los datos. La investigación, que tiene carácter cualitativo, está caracterizada como explicativa, según sus objetivos, y siguió los criterios de la investigación-acción. Los resultados indican que el desarrollo de un proyecto a partir de temas elegidos por los futuros profesores envuelve aspectos de la dimensión afectiva y epistémica de la idoneidad didáctica. Aunque los estudiantes hayan percibido la importancia de la estadística, tuvieron dificultad para aplicar los conceptos estadísticos en situaciones prácticas que fueron propuestas a lo largo del proyecto. Sin embargo, la gestión del proceso investigativo permitió que el docente retomase los conceptos trabajados en la disciplina y evidenciase a los participantes de la investigación su contribución a la comprensión del fenómeno que fue el objeto del estudio.

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Bibliographies de l'auteur

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância. 

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Fez estágio doutoramento sandwich em The State University of New Jersey - Rutgers University e estágio pós-doutoramento na UNIAN/SP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Departamento de Matemática - Campus Prof. Alberto Carvalho (DMAI) e ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMAT e membro do grupo de pesquisa FORCHILD - Formação de Professores: Currículo, História, Linguagem e Desenvolvimento Profissional e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Nordeste (NEPEMN). Atua como diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Sergipe (SBEM/SE) e como pesquisadora no Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT12 da SBEM. Editora-chefe da Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - ReviSeM e integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.

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Publiée

2021-07-04

Comment citer

SAMÁ, S.; AMORIM, M. Élid. Dimensão afetiva e epistêmica da idoneidade didática na formação inicial de professores que ensinam Estatística&lt;br&gt;La dimensión afectiva y epistémica de la idoneidad didáctica en la formación inicial de profesores que enseñan las matemáticas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 303–332, 2021. DOI: 10.23925/983-3156.2021v23i4p303-332. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53804. Acesso em: 21 nov. 2024.