ENSINO DE GEOMETRIA: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante <br>Teaching of Geometry: an investigative experience in a classroom of professional master's degree

Autores

  • JOSÉ CARLOS PINTO LEIVAS Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Visualização. Cabri 3D. Prismas.

Resumo

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos de um mestrado profissionalizante em ensino de Matemática durante a realização de uma disciplina de Geometria com o objetivo de investigar como eles podem reconstruir conceitos de prisma a partir do uso do Cabri 3D. O investigador desenvolveu uma sequência de atividades, para explorar o problema de visualização de prismas com o uso de Geometria Dinâmica e os dados foram coletados a partir da observação e registros do investigador, bem como do encaminhamento das construções dos alunos por meio do correio eletrônico e pela postagem em um grupo fechado criado para a disciplina. A análise mostrou que os participantes, professores de diversos níveis de escolaridade, não possuíam o conceito de prisma pertinente. Conclui-se que o software Cabri 3D favoreceu o desenvolvimento de habilidades visuais de modo que o objetivo da investigação foi alcançado.

Palavras-chave: Ensino de Geometria. Visualização. Cabri 3D. Prismas.

 

Abstract

The article presents a survey realized with students of a professional master's degree in teaching mathematics during  a discipline of geometry in order to investigate how they can reconstruct concepts of prisms by the use  of the Cabri 3D. The researcher developed a sequence of activities, to explore the problem of visualization of prisms using Dynamic Geometry and the datas were collected from observation and records of the researcher as well as by the routing of constructions of students by means of electronic mail, also by posting in a closed group created for the discipline. The analysis showed that participants, teachers of various levels of education, did not have the concept of appropriate prism. We conclude that the Cabri 3D software favored the development of visual skills and the goal of the research was achieved.

Keywords: Teaching of Geometry. Visualization. Cabri 3D. Prisms.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

LEIVAS, J. C. P. ENSINO DE GEOMETRIA: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante &lt;br&gt;Teaching of Geometry: an investigative experience in a classroom of professional master’s degree. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1181–1199, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22018. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos