<br>Aprendizagem Matemática on-line: quando tensões geram conflitos<br>Online math learning: when tensions generate conflicts

Autores

  • Daise Lago Pereira Souto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação Continuada de professores.

Resumo

São dois os objetivos deste artigo: um deles é discutir, com base na análise qualitativa de dados empíricos, possíveis tensões que geram conflitos e que podem ocorrer durante o processo de aprendizagem matemática on-line, especificamente no momento em que professores realizam um trabalho em conjunto. Outro objetivo é mostrar que a perspectiva teórico-metodológica do sistema de atividade seres-humanos-com-mídias que inclui os miniciclones de transformações expansivas pode favorecer esse tipo de análise. Essa perspectiva tem raízes na teoria da atividade e no construto seres-humanos-com-mídias. Concluiu-se que os fundamentos teórico-metodológicos adotados propiciaram a análise das tensões que deram origem a conflitos, os quais foram provenientes de rupturas nos motivos, nas regras e na organização do trabalho.

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Biografia do Autor

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP de Rio Claro, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ de Ijuí, especialista em métodos estatísticos pela Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI de Santo Ângelo e licenciada em Matemática com habilitação em física pela mesma universidade. Suas principais linhas de pesquisa são: Educação a distância Online; Formação de professores e Tecnologias digitais; Teoria da Atividade e TIC. É membro do GPIMEM - Grupo de Pesquisa Informática Outras Mídias e Educação Matemática. Foi Secretária Municipal de Educação em Santo Ângelo - RS e já atuou em todos os níveis de ensino desde a educação infantil, passando pela educação básica, incluíndo a Educação de Jovens e Adultos até o ensino superior e suas diferentes modalidades (licenciaturas parcelas, turmas fora de sede, educação à distância). Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TICs e Educação Matemática, Estágio Curricular Supervisionado de Matemática e Física, Monografia, Geometria Elementar, Desenho Geométrico, Geometria Euclidiana plana e espacial, Geometria Analítica e vetorial, Geometria Descritiva, Prática de Ensino de Geometria, Fundamentos da Matemática Elementar, Estatística I e II, Didática da Matemática. Atualmente é coordenadora Adjunta da Diretoria de Gestão de Educação a Distância da UNEMAT.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

SOUTO, D. L. P. &lt;br&gt;Aprendizagem Matemática on-line: quando tensões geram conflitos&lt;br&gt;Online math learning: when tensions generate conflicts. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 942–972, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25300. Acesso em: 19 dez. 2024.