Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura <br> Professional knowledge of mathematics teachers and the concept of function: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p465-496Palavras-chave:
Formação de professores de Matemática, Ensino de Álgebra, Conceito de função, Pesquisas de levantamento.Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função. Trata-se de um estudo que se insere em uma pesquisa mais ampla, que tinha por temática investigar os conhecimentos mobilizados por professores, ao planejar e ao coproduzir aulas sobre o conceito de função. A estrutura deste texto é baseada em três questões-unidades de trabalho: (a) Quais referenciais teóricos aparecem? (b) Quais compreensões acerca do conhecimento profissional docente as pesquisas nos mostram? (c) O que as pesquisas sobre conhecimento profissional docente nos comunicam, quando pensamos no conceito de função? Dentre os resultados que são aqui apresentados indica-se a convergência em torno de certos referenciais teóricos e metodológicos, o que aponta para a necessidade de exploração de novas fronteiras para a região de inquérito investigada nesta pesquisa.
This article presents a literature review on the professional knowledge of mathematics teachers and the concept of function. This is a study that is part of a broader research, which had the theme to investigate the knowledge mobilized by teachers, when planning and coproducing classes about the concept of function. The structure of this paper is based on three work-units questions: (a) Which theoretical frameworks do appear in the researches? (b) What understandings of professional teacher knowledge do the researches show us? (c) What do the researches on professional teacher knowledge communicate to us when we think of the concept of function? Among the results presented here, the convergence around certain theoretical and methodological references is indicated, which points to the need to explore new frontiers for the thematic investigated in this research.
Metrics
Referências
ATTORPS, I. Teachers’ Images of the ‘Equation’ Concept. In: CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 3, Italy, 2003. Proceedings… Disponível em <http://www.dm.unipi.it/~didattica/CERME3/proceedings/Groups/TG1/TG1_attorps_cerme3.pdf >
BALL, D.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BARBOSA, Y. O.; RIBEIRO, A. J. Multisignificados de Equação: uma investigação acerca das concepções de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), São Paulo, v. 15, p. 379-398, 2013.
BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.; CURY, H. N. Conhecimentos de professores da educação básica sobre o conceito de função. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Brasília: SBEM, 2010.
CARNEIRO, V.; FANTINEL, P.; SILVA, R. Funções: significados circulantes na formação de professores. Bolema, Rio Claro (SP), v. 16, n. 19, p.19-39, março, 2003.
CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L.C.; MUÑOZ-CATALÁN, M.C. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: CONGRESS OF EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 8, 2013, Turquia. Proceedings... Manavgat-Side, Antalya -Turquia: CERME, 2013.
CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 38, p. 97–126, abr. 2011.
DOERR, H. M. Teachers’ knowledge and teaching of algebra. In K. Stancey, H. Chick, & M. Kendal, (Eds.), The future of the teaching and learning of algebra: The 12th ICMI Study. New York: Kluwer Academic Publishers, p. 267-289, 2004.
DORIGO, M.; RIBEIRO, A. J. Significados de Equação: um estudo realizado com alunos do Ensino Médio. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 3, p. 154/5-182, 2010.
FERNÁNDEZ, S.; FIGUEIRAS, L. Horizon content knowledge: Shaping MKT for a continuous mathematical education. Redimat - Journal of Research in Mathematics Education, Barcelona, v. 3, n. 1, p.7-29, 2014.
FIGUEIREDO, C. A. Saberes e concepções de educação algébrica em um curso de licenciatura em Matemática. 290 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FIORENTINI, D.; NACARATO, A.; PINTO, R. Saberes da experiência docente em matemática e educação continuada. Quadrante, Lisboa, v. 8, n. 1/2, p. 33-60, 1999.
GELLERT, U; HERNANDÉZ, R. B.; CHAPMAN, O. Research Methods in Mathematics Teacher Education. In: CLEMENTS, M. A. et al. (Org.), Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer, p. 327-360, 2013.
GRAEBER, A.; TIROSH, D. Pedagogical Content Knowledge - Useful Concept or Elusive Notion? In: SULLIVAN, P. (Org.), Knowledge and Beliefs in Mathematics Teaching and Teaching Development. Amsterdam, The Netherlands: Sense, 2009.
HANSSON, O. Preservice teachers’ view on y = x + 5 and y = πx^2 expressed through the utilization of concept maps: a study of the concept of function. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 29. Proceedings... Melbourne, AUS: PME, 2005. v. 3. p. 97-104.
HILL, H. C.; ROWAN, B.; BALL, D. L. Effects of teachers’ mathematical knowledge for teaching on student achievement. American Educational Research Journal, Washington D. C., n. 42, p. 371-406, 2005.
HOZ, R.; WEIZMAN, G. A revised theorization of the relationship between teachers’ conceptions of mathematics and its teaching, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, Loughborough, v. 39, n. 7, p. 905-924, 2008.
HURRELL, D. P. What Teachers Need to Know to Teach Mathematics: An argument for a reconceptualised model. Australian Journal of Teacher Education, Australia, v. 38, n. 11, 2013.
LI, X. An investigation of secondary school Algebra teachers’ mathematical knowledge for teaching algebraic equation solving. 2007, 318f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – The University of Texas at Austin, Austin, 2007.
LIMA, L.; PONTES, M. G. de O. A ressignificação do conceito de função na formação inicial do professor de matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Brasília. Anais... Brasília, UCB, 2009.
LIMA, R. N. Equações algébricas no Ensino Médio: uma jornada por diferentes mundos da Matemática. 2007, 358f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.28, p.50-61, jan. /fev. /mar. /abr. 2005.
PONTE, J. P. Formação do professor de matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (Org.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, Lisboa: IE/UL, p. 343-358, 2014.
PONTE, J. P.; BRANCO, N. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 135-155, out./dez. 2013.
PONTE, J. P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.
PONTE, J. P.; VELEZ, I. Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, n. 59, p. 53-68 – JUL. / DEZ. 2011.
RIBEIRO, A. J. Analisando o desempenho de alunos do Ensino Fundamental em Álgebra, com base em dados do SARESP. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 116f., 2001.
RIBEIRO, A. J. Equação e Conhecimento Matemático para o Ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 42B, p. 535-557, abr. 2012.
RIBEIRO, A. J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor – explorando conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RIBEIRO, A. J.; OLIVEIRA, F. A. P. V. S. Conhecimentos mobilizados por professores ao planejarem aulas sobre equações. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 44, p. 311-327, 2015.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in the teaching. Educational Researcher, Washington, US, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, US, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SOUSA, M. C. Quando professores têm a oportunidade de elaborar atividades de ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica. Bolema, Rio Claro (SP), ano 22, n. 32, p. 83-99, 2009.
SPEER, N. M.; KING, K. D.; HOWELL, H. Definitions of mathematical knowledge for teaching: using these constructs in research on secondary and college mathematics teachers. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 18, p. 105-122, 2015.
STAHNKE, R.; SCHUELER, S.; ROESKEN-WINTER, B. Teachers’ perception, interpretation, and decision making: a systematic review of empirical mathematics education research. ZDM Mathematics Education, 2016.
STEPHENS, M.; RIBEIRO, A. J. Working Towards Algebra: the importance of relational thinking. Relime, Cidade do México, v. 15, p. 307-401, 2012.
STOCKERO, S. L. Using a video-based curriculum to develop a reflective stance in prospective mathematics teachers. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, p. 373-394, 2008.
STYLIANIDES, A.J.; BALL, D.L. Studying the Mathematical Knowledge Needed for Teaching: The Case of Teachers’ Knowledge of Reasoning and Proof. In. AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 85. Proceedings... San Diego, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
THOMAS, M. The role of representation in teacher understanding of function. In: PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 27, 2003, Honolulu. Proceedings... Honolulu, HI: PME, 2003. v. 4. p. 291-298.
TURNER, F.; ROWLAND, T. The knowledge quartet as an organising framework for developing and deepening teachers’ mathematics knowledge. In: ROWLAND, T.; RUTHVEN, K. Mathematical knowledge in teaching. Netherlands: Springer, 2011, p. 195-212.
ZUFFI, E. M.; PACCA, J. L.A. O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências. Ciência & Educação, Bauru (SP), v.8, n. 1, p. 1-12, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).