As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático<br>The three dimensions of the Study and Research Route: theoretical, methodological research and didactic device

Autores

  • José Vieira do Nascimento Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Edmo Fernandes Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
  • Luiz Marcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p363-373

Palavras-chave:

PEP. Investigação em didática. Dialéticas. Praxeologias

Resumo

Este artigo, traz um recorte a respeito das dimensões teórica, investigativa e didática dos percursos de estudo e pesquisa à luz do referencial da teoria antropológica do didático. Nas discussões focamos as principais características desses percursos e destacamos suas dialéticas. Abordamos as metodologias da Engenharia Didática, Inquiry Based Learning e noções como atividade matemática, funções didáticas: cronogênese, mesogênese e topogênese, além do papel das praxeologias de ensino e investigação. Dentre os problemas teóricos discutidos destacam-se as dificuldades de implementação desses percursos nas práticas de ensino e na investigação em didática, como ir além de uma abordagem monodisciplinar da matemática para uma codisciplinar, e do monumentalismo dos saberes rumo à pedagogia do questionamento do mundo.

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Biografia do Autor

José Vieira do Nascimento Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor de Físico-Química e Experimentação para a docencia em Quimica e Química Qûântica. Atua na formação de professores de Química. Realiza pesquisa nas áreas de Pedagogia e Didática para o ensino das ciências.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

DO NASCIMENTO JÚNIOR, J. V.; CARVALHO, E. F.; FARIAS, L. M. S. As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático&lt;br&gt;The three dimensions of the Study and Research Route: theoretical, methodological research and didactic device. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p363-373. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45501. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.