A engenharia didática em pesquisas publicadas nos últimos dez anos da revista educação matemática pesquisa<br>Didactic engineering in research published in the last ten years of the journal mathematics education research
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p618-635Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Matemática Pesquisa (EMP). Didática da matemática. Engenharia Didática (ED)Resumo
Resumo: Este artigo apresenta parte da pesquisa “A influência da Didática da Matemática nas pesquisas publicadas na revista Educação Matemática Pesquisa (EMP) ”. O objetivo específico dessa parte é investigar como os artigos publicados de 2009 a 2018, que se referem à Engenharia Didática (ED), a empregam. Utilizamos a metodologia qualitativa de cunho documental. Analisamos 94 artigos dos 32 volumes desses 10 anos, dez deles referenciam a ED. Após análise “mais fina” verificamos que 7 artigos atendiam aos critérios de seleção. Nesses 7 trabalhos, a ED é empregada: como metodologia de pesquisa em cinco; para a formação de alunos em 2, para a formação de professores em 3; 2 deles para avaliar o conhecimento: 1 de alunos e 1 de professores e um artigo utiliza a ED como tema da pesquisa e outro utiliza uma ED construída por Michèle Artigue.
Metrics
Referências
REFERÊNCIAS
ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathémaques, vol.9, n.3,
pp. 281-308, Grenoble: La Pensée Sauvage 1988.
_____ Engenharia didáctica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Trad. de MJF
Lisboa: Instituto Piaget, p.193-217. 1996.
DOUADY, R.L’ Ingénierie Didactique: un moyenpour l’enseignant d’organizer les rapports
entre l’enseeignement et l’aprentissage. Cahier de DIDIREM, n.19,1/01.1993.
MACHADO, S.D.A. Engenharia Didática, In: MACHADO, S.D.A.(org.) Educação matemática
Uma (nova) introdução. SP: EDUC 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).