Formação de professores/educadores para o ensino e a aprendizagem das capacidades espaciais na educação infantil<br>Teachers’ training in space capacities for teaching and learning in early childhood education

Autores

  • Regina Maria Pavanello GEPEME/UEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar/ Universidade Estadual de Maringá, Brasil
  • Leila Pessôa Da Costa Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-9482-2042

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p205-216

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação de Professores. Capacidades Espaciais. Engenharia Didática.

Resumo

Apresenta a metodologia empreendida em projeto de pesquisa desenvolvido pelo GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar da Universidade Estadual de Maringá, cujo objetivo foi o de investigar se a participação em um projeto de produção de material para o ensino e aprendizagens da geometria, em especial o relativo às capacidades espaciais, direcionado aos seus alunos a Educação Infantil proporcionaria o espaço adequado para um processo de formação na docência das professoras/educadoras nele envolvidas a partir do que elas sabem e de como desenvolvem esse ensino. Considera sua importância a partir do estabelecido na LDB 9394/96 de que esta é a primeira etapa da Educação Básica atendendo crianças - de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola - e ainda, o fato de atualmente haver poucas indicações, para essa faixa etária, tanto metodológica como de material didático, para o desenvolvimento das capacidades espaciais, com foco nos campos de experiências estabelecidos na BNCC de forma interdisciplinar.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Maria Pavanello, GEPEME/UEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar/ Universidade Estadual de Maringá, Brasil

GEPEME/UEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar/ Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Leila Pessôa Da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Licenciatura em Matemática pela Universidade Anhanguera, especialista em supervisão escolar e psicopedagogia, mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas, estágio de Doutoramento no Exterior pela Escola Superior de Educação de Lisboa (2014) e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá e está na Pro-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ensino, Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, letramento e alfabetização, alfabetização matemática, geometria, números e operações. É líder do GEPEME/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar.Tem coordenado projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com vistas a melhoria da Educação Básica. É vice-coordenadora do time da Enactus-UEM - uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Nesse time, coordena o projeto Despertar, ganhador do 10º Prêmio Oziris Silva (2017) na categoria Empreendedorismo Educacional e em 2019 foi um dos 4 times selecionado pela Fundação Lemann no projeto Educar e Acelerar para Transformar 2019. O projeto visa ampliar a perspectiva do futuro profissional de jovens de colégios públicos, motivando-os a serem protagonistas de suas próprias vidas.

Em sua trajetória profissional, voltada essencial para a educação pública, atuou como professora, coordenadora, diretora, assessora em diferentes escolas, fundações, secretarias municipais e estaduais de educação em São Paulo, Paraná e Rondônia.

Em 2019 recebeu da Câmara Brasileira de Cultura a Cruz  do Mérito da Educação em “Gestão e Formação de Professores na Educação Pública”.

 

Link para o lattes:  http://lattes.cnpq.br/6883324486751865

 

 

 

Referências

AGUIAR, Camile de Araujo. Matemática e educação infantil levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2012 a 2017. Anais. 25º SEMIEDU: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes, 2017. Cuiabá-Mato Grosso: UFMT, 2017. Disponível in: <http://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/semiedu/semiedu2017/paper/viewFile/2380/724>. Acesso em 04 maio 2018.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível in: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>. Acesso em 04 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível in: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 04 maio 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível in: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em 11 jun. 2018.

BREDA, Ana; SERRAZINA, Lurdes; MENEZES, Luís; SOUSA, Hélia; OLIVEIRA, Paulo. Geometria e Medida no Ensino Básico. In Brochura de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico para o ensino da Geometria e Medida. Ministério da Educação de Portugal. Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa, 2007. Disponível em: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/temas%20matematicos/070_Brochura_Geometria.pdf. Acesso 23 abr. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

MATOS, José Manuel; GORDO, Maria de Fátima. Visualização Espacial: algumas atividades. Educação Matemática. Lisboa, PT, nº 26, 1993, pp. 13-17.

MENDES, Maria de Fátima; DELGADO, Catarina Coutinho. Geometria: textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação de Portugal, Lisboa, 2008.

PIAGET, J; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Trad. Bernardina M. de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PIROLA, Nelson Antônio. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SCHAIDA, Lysania Frissélli F. dos Santos; PALMA, Rute Cristina Domingos da. Matemática e educação infantil: mapeamento das dissertações e teses defendidas no Brasil no período de 2007 a 2011.Anais. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. Curitiba: SBEM, 2013. Disponível in: <http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/trabalhos_13.html>. Acesso em 04 maio 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

PAVANELLO, R. M.; DA COSTA, L. P. Formação de professores/educadores para o ensino e a aprendizagem das capacidades espaciais na educação infantil&lt;br&gt;Teachers’ training in space capacities for teaching and learning in early childhood education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p205-216. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45562. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.