Materiais curriculares como gênero discursivo em educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p110-132

Palavras-chave:

Abordagens de ensino, Enunciações matemáticas, Endereçamento, Responsividade

Resumo

O artigo expressa um estudo teórico-metodológico com ilustrações empíricas orientado pelo objetivo de caracterizar e discutir materiais curriculares de Matemática a partir da perspectiva de gênero discursivo. Considerando-os um gênero secundário do discurso, argumentamos que o estilo de comunicação dos conteúdos e conceitos nesses materiais, incluindo os Manuais do Professor, influenciam a responsividade de professores e estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir de reflexões teóricas, propomos uma estrutura de análise enunciativa-discursiva que permite examinar como os conteúdos e conceitos são apresentados e abordados nas situações de aprendizagem incorporadas aos materiais, bem como identificar para quais estudantes e professores eles são endereçados. Na discussão, recorremos a recortes de duas pesquisas para ilustrar o que é endereçado e a quem se endereça as abordagens pedagógicas, bem como para evidenciar a responsividade incorporada aos materiais.

Biografia do Autor

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorado em Educação Matemática

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação Matemática

Katia Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Januario, G., Perovano, A. P., & Lima, K. (2025). Materiais curriculares como gênero discursivo em educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 110–132. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p110-132

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática