Pedidos Digitais de Ajuda Acadêmica: o Contexto de Situação

Autores/as

  • Rosângela Ávila Dantas

Palabras clave:

LEFE, Línguas Estrangeiras para Fins Específi cos, Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Gêneros, gêneros digitais

Resumen

Os gêneros digitais apresentam características pouco cristalizadas. No entanto, através dos princípios da Análise de Gêneros (Swales, 1990, 1992; Bhatia, 1993, 2004) e da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1970, 1989; Halliday & Hasan, 1985; Halliday & Matthiessen, 2004), alguns traços recorrentes podem ser identificados. Este trabalho se propõe a investigar um conjunto de emails, cujo propósito comunicativo principal é pedir ajuda acadêmica em uma lista de discussões em Português através da qual professores, alunos e pessoas interessadas em Linguagem interagem e trocam informações. O estudo do Contexto de Situação (Halliday, 1970, 1989; Halliday & Hasan, 1985; Halliday & Matthiessen, 2004) revela a relevância social desse gênero digital.

Cómo citar

Dantas, R. Ávila. (2013). Pedidos Digitais de Ajuda Acadêmica: o Contexto de Situação. The ESPecialist, 32(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/13055

Número

Sección

Papers