Mudança de paradigma no ensino de língua e na formação de professor de língua

Elaine Ferreira do Vale Borges

Resumo


Neste artigo, viso apresentar uma rápida revisão da literatura e discussão sobre mudança de paradigmas no ensino de língua e formação de professores, indo do paradigma cartesiano ao paradigma da complexidade. Para tanto, uso a noção kuhniana de revolução científica, apresentando uma compilação de trabalhos relativos à mudança de paradigma nas diferentes ciências, incluindo a psicologia, a linguística e, mais enfaticamente, a linguística aplicada. O propósito central é mostrar a evolução na mudança de paradigma nas ciências sociais e da linguagem e seu impacto na emergência do paradigma da complexidade nos campos de ensino de língua e formação de professores.


Palavras-chave


Mudança de paradigma; Ensino de língua; Formação de professores; Complexidade.

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)