Padrões de pronomes átonos lexicalizados no espanhol: Um estudo baseado na Linguística de Corpus

Autores

  • Helenice Serikaku Faculdade Sumaré, São Paulo

Palavras-chave:

PAL, Linguística de Corpus, Padrões de Uso e Linhas de Concordância.

Resumo

Neste artigo discorremos sobre a investigação científica das dificuldades do brasileiro aprendiz de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) sobre o uso dos pronomes átonos das formas dentro de suas funções canônicas de pronome objeto/complemento e sem essas funções ─ caso dos pronomes átonos lexicalizados (PAL). Para tanto, identificamos os padrões de uso dos PAL e os verbos com os quais esses usos coocorrem por meio da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2000). Essa é uma área de estudo escassa e acreditamos ter contribuído, pedagogicamente, com o Ensino de Espanhol para o aprendiz brasileiro no que tange ao uso de ELE.

Biografia do Autor

Helenice Serikaku, Faculdade Sumaré, São Paulo

Helenice Serikaku, Master Degree in Applied Linguistics and Language Studies at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). She has been teaching Portuguese and Spanish Language and Literature at the Faculdade Sumaré and she is a Spanish teacher in Sao Caetano do Sul City Government school.

Downloads

Como Citar

Serikaku, H. (2015). Padrões de pronomes átonos lexicalizados no espanhol: Um estudo baseado na Linguística de Corpus. The Especialist, 36(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/23979

Edição

Seção

Artigos