HOMEPAGE: UM MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Authors

  • Marcus de Souza ARAÚJO Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Tatiana S. de MACEDO Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a8

Keywords:

Material didático, Escrita como processo, Língua Inglesa, Tecnologia digital

Abstract

Este artigo tem como objetivo relatar uma atividade de produção escrita em inglês dos gêneros discursivos apresentação pessoal e homepage no contexto acadêmico. O estudo se desenvolve por meio de referenciais teóricos da perspectiva do material didático (DUDLEY EVANS; ST. JOHN, 1998; GRAVES, 2000; RAMOS, 2009; entre outros), da escrita como processo (BROWN, 2004; DIAS, 2004; FIGUEIREDO, 2005) e de contribuições da tecnologia digital no ensino de línguas (PRENSKY, 2012; ROJO, 2012; entre outros).  A atividade relatada levou em consideração a abordagem da escrita como processo, ou seja, geração e estruturação das ideias, rascunho, avaliação, revisão, correção em pares, edição.  Pensando no compartilhamento das produções escritas dos alunos, o resultado final da atividade foi a criação coletiva de uma homepage para a publicação do gênero apresentação pessoal, além de postagens de vídeos e sugestões de sites e outros links. Os resultados da pesquisa apontam aumento na motivação dos alunos em processo de formação inicial para produzir gêneros escritos a partir das tecnologias digitais. 

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Author Biographies

Marcus de Souza ARAÚJO, Universidade Federal do Pará - UFPA

Marcus de Souza Araújo is a professor of English language at Federal University of Pará. He is currently taking his Doctoral Studies at the Post-Graduate Program of Applied Linguistics and Language Studies from Catholic University of São Paulo (PUC-SP) where he has a  scholarship from CAPES. His main areas of interest are ESP, materials development, teacher education, EFL, genre analysis and educational technology. E-mail: marcusaraujo@interconect.com.br

Tatiana S. de MACEDO, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, Brasil

Tatiana S. Macedo is a professor at Universidade Federal do Pará (UFPA). She teaches at the Undergraduate English Language Teaching Program at Faculdade de Letras Modernas (FALEM-UFPA) and is the coordinator of a project that aims at creating an on-line database of activities to be used by English language teachers of Brazilian secondary schools. Her main interests are genres in academic writing. E-mail: tmacedo1125@gmail.com

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Published

2017-07-22

How to Cite

ARAÚJO, M. de S., & MACEDO, T. S. de. (2017). HOMEPAGE: UM MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS. The ESPecialist, 38(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a8

Issue

Section

Papers