ENSINO PRESENCIAL E VIRTUAL EM SINTONIA NA FORMAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Authors

  • Mônica Ferreira MAYRINK Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil
  • Heloísa ALBUQUERQUE-COSTA Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a10

Keywords:

Ensino presencial, Ensino virtual, Tecnologia, Língua estrangeira

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir a importância de integrar as tecnologias ao ensino presencial de línguas estrangeiras, como uma forma de ampliar os espaços de aprendizagem e de engajar o aluno em práticas linguísticas condizentes com aquelas que ele costuma realizar em contextos de interação online fora do espaço escolar. A reflexão se apoia no uso que fazemos da Plataforma Moodle no ensino presencial de língua espanhola e francesa em contexto universitário, e enfatiza, especialmente, a forma como a integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), ressignificadas como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC), também contribui nas aulas de cursos de Letras, para a formação do futuro professor.

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Author Biographies

Mônica Ferreira MAYRINK, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

Mônica Ferreira Mayrink is a Professor at the Graduate Spanish Course and at the Post-Graduate Programme in Spanish Language and Literature, University of São Paulo (USP). She holds a PhD in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo. Her current publications and research interests lie in the areas of teacher education, face-to-face and online foreign language teaching. E-mail: momayrink@usp.br

 

Heloísa ALBUQUERQUE-COSTA, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

Heloísa Albuquerque-Costa is a Professor at the Graduate French Course and at the Post-Graduate Programme in French Linguistics, Literature and Translation, University of São Paulo (USP). She holds a PhD in French Language from the University of São Paulo. Her current publications and research interests lie in the areas of French for Specific Purposes, teacher education and face-to-face and online foreign language teaching. E-mail: albuquerque-costa@usp.br

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Published

2017-07-22

How to Cite

MAYRINK, M. F., & ALBUQUERQUE-COSTA, H. (2017). ENSINO PRESENCIAL E VIRTUAL EM SINTONIA NA FORMAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. The ESPecialist, 38(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a10

Issue

Section

Papers