PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS COM BASE EM CORPORA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a12Keywords:
Material didático, Linguística de Corpus, Ensino de línguasAbstract
O presente artigo tem por objetivo principal discutir a preparação de material didático para ensino de língua materna e estrangeira com base na Linguística de Corpus, com foco em alunos e professores de ensino básico, de idiomas e do ensino universitário. O texto tem como interlocutores principais os professores envolvidos no ensino que desejam desenvolver material de ensino que reflita o uso corrente da língua. A preparação de material baseada em corpus pode ser feita de diversas formas, tanto pelo professor quanto pelos alunos. No artigo, apresentamos sugestões de aplicação de corpora no ensino em torno de conceitos teóricos da Linguística de Corpus, quais sejam: probabilidade, padronização e variação. Espera-se que os conceitos bem como sua aplicação possam ser úteis ao ensino de línguas. O artigo inclui exemplos tanto de corpora online quanto de corpora produzidos pelos próprios professores.
Metrics
References
BERBER SARDINHA, T. , 2000a. Análise Multidimensional. Delta, v. 16, n. 1, p. 99-127.
_______, 2000b. Computador, corpus e concordância no ensino de léxico-gramática de língua estrangeira. In V. Leffa (Ed.), As palavras e sua Companhia - O Léxico na Aprendizagem (pp. 45-72). Pelotas, RS: EDUCAT / ALAB.
______, 2004. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole
______, 2011. Como usar a Linguística de Corpus no ensino de língua estrangeira. Ou: Por uma linguística de corpus educacional brasileira. In: TAGNIN, S.; VIANA, V. (Orgs.). Corpora no Ensino de Línguas Estrangeiras. São Paulo: Hub. p. 301-356.
______, 2013a. Lexicogrammar. In C. Chapelle (Org.), The Encyclopedia of Applied Linguistics. Hoboken, NJ: Wiley, p. 3365-3370.
______, 2013b. Teaching Grammar and Corpora. In C. Chapelle (Org.), The Encyclopedia of Applied Linguistics. Malden, MA: Wiley-Blackwell, p. 5578–5584.
______, 2016. Corpus-based teaching in LSP. In: MARTIN-MONJE, E. et al (Orgs.). Technology-enhanced language learning for specialized domains. Oxon: Routledge, p. 203-315.
BERBER SARDINHA, T.; VEIRANO PINTO, M. (Orgs.), 2014. Multi-Dimensional Analysis, 25 years on: A Tribute to Douglas Biber. Amsterdam/Philadelphia, PA: John Benjamins.
BERTOLI-DUTRA, P. , 2014. Multi-dimensional analysis of pop songs. In: BERBER SARDINHA, T.; VEIRANO PINTO, M. (Orgs.). Multi-Dimensional Analysis, 25 years on: A Tribute to Douglas Biber. Amsterdam/Philadelphia, PA: John Benjamins, p. 149-175.
BIBER, D. , 1988. Variation across speech and writing. Cambridge: Cambridge University Press
______, 1995. Dimensions of Register Variation - A Cross-Linguistic Comparison. Cambridge: Cambridge University Press.
DELFINO, M. C. N. , 2016. Uso de Música para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira em um Ambiente Baseado em Corpus. (Dissertação de Mestrado) - LAEL, PUCSP.
FREIRE, P. 1970. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 17ª edição.
HALLIDAY, M. A. K. 1993. Quantitative studies and probabilities in grammar. In M. Hoey (Org.), Data Description Discourse -- Papers on the English Language in Honour of John McH Sinclair on his Sixtieth Birthday. London: HarperCollins, p. 1-25.
KENNEDY, G. , 1998. An Introduction to Corpus Linguistics. New York: Longman
LOUW, B., 1993. Irony in the text or insincerity in the writer: the diagnostic potential of semantic prosodies. In: BAKER, M. et al (Orgs.). Text and technology - Essays in honor of John McH Sinclair. Philadelphia/Amsterdam: John Benjamins. p. 157-176.
NELSON, M. A, 2000. Corpus-Based Study of Business English and Business English Teaching Materials. University of Manchester, Manchester
RAMPASO, M., 2016. Elaboração de material didático voltado aos alunos de inglês para os negócios com base na linguística de corpus. (Dissertação de Mestrado) - LAEL, PUCSP
SINCLAIR, J. McH. (1966). Beginning the study of lexis. In BAZELL, C. E. (Org.), In Memory of J R Firth. London: Longman, p. 410-430.
______, 1991. Corpus, Concordance, Collocation. Oxford, New York: Oxford University Press.
STUBBS, M., 2001. Words and Phrases - Corpus-based studies of lexical semantics. Oxford: Routledge
VIANA, V. 2011. The politics of Corpus Linguistics. In: VIANA, V., ZYNGIER, S., BARNBROOK, G. (Orgs.), Perspectives on Corpus Linguistics. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins, p. 229-246.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.