MOVIMENTOS READY-MADE, POP ART E DE REMIDIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a4Keywords:
Remidiação, Letramento(s), Movimentos Artísticos, Ensino de línguasAbstract
A presença das tecnologias digitais na sociedade atual influencia cada vez A presença das tecnologias digitais na sociedade atual influencia cada vez mais a nossa comunicação e novas linguagens são introduzidas em nosso cotidiano diariamente. Entretanto, notamos que as transformações ocorridas não aparecem de forma descontextualizada, mas são reflexos de processos anteriores, que se descontroem e se reconstroem de objetos e tecnologias passadas, similar a movimentos artísticos que se apropriam do anterior, buscando a criação de algo novo. Este artigo busca fazer um paralelo entre os movimentos Ready-made, Pop Art e o conceito de remidiação (BOLTER; GRUSIN, 2000) para repensarmos o contexto escolar, uma vez que entendemos que este se encontra em um processo de expansão de seus conceitos de ensino-aprendizagem. Para tanto discutimos sobre o(s) letramento(s) em tempos de comunicação digital, tecendo considerações sobre as possibilidades de utilização do conceito remidiação para o ensino de línguas, uma vez que entendemos que essa temática possibilita interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento contemporâneo.
Metrics
References
ADES, Dawn. O Dada e o Surrealismo. Barcelona: Labor, 1976.
ARGAN, G. Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOLTER, J. D.; GRUSIN R. Remediation: understanding new media. Cambridge, MA, USA: The MIT Press, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Edward Arnold, 1994.
KRESS, G. R.; LEEUWEN, T. V. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.
KRESS, G. R.; LEEUWEN, T. V. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL M. Critical cyberliteracies: what young people can teach us about reading and writing the world. In: National Council of English Teachers’ Assembly for Research Mid-Winter Conference. New York: Journal: Annual meeting of the National Council of English Teachers’, fev 2002. pp. 22-24.
LANKSHEAR, C. The stuff of new literacies. In: Mary Lou Fulton Symposium. Lugar: Arizona State University, abril 2007. Disponível em: http://everydayliteracies.net/stuff.pdf. Acesso: 16 ago 2013.
ROJO, R. Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. pp. 13-36.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.