MOVIMENTOS READY-MADE, POP ART E DE REMIDIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS

Authors

  • Adolfo TANZI NETO Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB), Bahia, Brasil
  • Clara Vianna PRADO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a4

Keywords:

Remidiação, Letramento(s), Movimentos Artísticos, Ensino de línguas

Abstract

A presença das tecnologias digitais na sociedade atual influencia cada vez  A presença das tecnologias digitais na sociedade atual influencia cada vez mais a nossa comunicação e novas linguagens são introduzidas em nosso cotidiano diariamente. Entretanto, notamos que as transformações ocorridas não aparecem de forma descontextualizada, mas são reflexos de processos anteriores, que se descontroem e se reconstroem de objetos e tecnologias passadas, similar a movimentos artísticos que se apropriam do anterior, buscando a criação de algo novo. Este artigo busca fazer um paralelo entre os movimentos Ready-made, Pop Art e o conceito de remidiação (BOLTER; GRUSIN, 2000) para repensarmos o contexto escolar, uma vez que entendemos que este se encontra em um processo de expansão de seus conceitos de ensino-aprendizagem. Para tanto discutimos sobre o(s) letramento(s) em tempos de comunicação digital, tecendo considerações sobre as possibilidades de utilização do conceito remidiação para o ensino de línguas, uma vez que entendemos que essa temática possibilita interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento contemporâneo.  

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Author Biographies

Adolfo TANZI NETO, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB), Bahia, Brasil

Adolfo Tanzi Neto is an Adjunct Professor at UNILAB (University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony) and Visiting Professor at Federal University of Bahia (Computer Science Department, Technology and Education). He holds a Ph.D. in Applied Linguistics and Language Studies from PUC-SP, with doctoral training at University of Oxford. Master’s degree in Applied Linguistics (Language and Education) from UNICAMP. Specialist in Planning, Implementation and Management of Distance Learning from Fluminense Federal University. Graduated in English/Portuguese studies from PUC-SP.  His research focuses on the use of digital technologies in the classroom and in social school architectonic based on the studies of Bakhtin, Vygotsky and on Bernstein's power and control studies to analyze the face-to-face and digital social school context and its interrelations between discourses and artifacts.

Clara Vianna PRADO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil

Clara Vianna Prado holds a Ph.D. in Applied Linguistics and Language Studies from PUC-SP. Master’s degree in Education and Art from Mackenzie University. Author of educational material and educational technology consultant, her research focuses on the use of classroom technology, language teaching and teacher’s training.


 

References

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Published

2017-07-22

How to Cite

TANZI NETO, A., & PRADO, C. V. (2017). MOVIMENTOS READY-MADE, POP ART E DE REMIDIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS. The ESPecialist, 38(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a4

Issue

Section

Papers