INGLÊS PARA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: UM CURSO FIC EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Authors

  • Ailson Costa de Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Rio Grande do Norte, Brasil
  • Jennifer Sarah Cooper Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a6

Keywords:

Linguística Sistêmico Funcional, Sistema de Avaliatividade, Inglês para Fins Específicos, Inglês para Informática

Abstract

Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, trata de uma ação pedagógica de estratégias de leitura na base de Inglês para Fins Específicos (IFE) (Hutchinson e Waters, 1991; Dudley-Evans e St John, 1998; Ramos, 2005), na área de informática, no contexto de Ensino Básico Técnico e Tecnológico em um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se identificar e quantificar marcas linguísticas utilizando instrumentos e categorias baseados no aparato teórico da Linguística Sistêmico Funcional (Halliday e Mathiessen, 2014), mais especificamente, fazendo-se uma Análise do Discurso por meio das ferramentas semântico-discursivas do Sistema de Avaliatividade elaboradas por Martin e Rose (2007) e Martin e White (2005). Observamos como os alunos caracterizam, nas escolhas lexicogramaticais, suas percepções da ação pedagógica, através das categorias Apreciação e Julgamento, componentes do Subsistema de Atitude no Sistema de Avaliatividade, levando-se em consideração os tipos reação, composição e valoração.

 

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Author Biographies

Ailson Costa de Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Rio Grande do Norte, Brasil

Ailson Costa de Oliveira is graduated in English, Portuguese and French Languages and Literatures from the Federal University of Rio Grande do Norte. He has a Master’s  degree in Language Studies from the same university. His research areas of interest are: Teaching-Learning of English as a Foreign Language, Systemic Functional Linguistics, English for Specific Purposes and Genre Pedagogy. Email: ailson.oliveira@ifrn.edu.br

 

Jennifer Sarah Cooper, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil

Jennifer Sarah Cooper is PhD in Applied Linguistics, UFRN (2012), MA in Comparative Literature, SFSU (1997) BA - English/Creative Writing, SFSU (1991). She teaches as a Professor at the Federal University of Rio Grande do Norte. Her main research areas are Teaching-Learning of Foreing Languages (English and Spanish); Discourse Analysis from the Systemic Funcional Linguistic Perspective;
Oral and Literature Traditions from several Linguistic Ttraditions; Irish Literature; and Translation. Email:
jennifersarahj@gmail.com

 

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Published

2018-07-27

Issue

Section

Papers