AS FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO: O PROCESSO IDENTITÁRIO E MULTIFACETADO DO INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a9Keywords:
Discurso, Fronteiras, IndígenasAbstract
Esta pesquisa problematiza o processo identitário dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, a partir do texto didático intitulado "Povos indígenas em espaços urbanos", organizado por Cledes Markus (2008) e utilizado como recurso pedagógico. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura indígena, por ocasião da "Semana dos Povos Indígenas", ocorrida de 14 a 20 de abril de 2008. A fundamentação teórica transdisciplinar desta pesquisa, com base na perspectiva discursivo-desconstrutiva, traz estudos de Coracini (2003; 2007), Pêcheux (2009), Deleuze (1992), Derrida (2001), Foucault (1990; 1992), Sousa-Santos (2007), Mignolo (2007) e Bhabha (1998) por tecerem estudos que concernem alteridade à desnaturalização dos estereótipos. Nesse discurso manifesta-se um conjunto de questões que fomentam seu aparecimento: as condições dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, as relações de poder, a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos, configurando a exclusão social e o sentimento agonístico fronteiriço que os constituem.
Metrics
References
AGAMBEN, G. (2003) Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BENJAMIN, W. (1987) Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense.
BHABHA, H. K. (1998) O local da cultura. Trad. Myriam Ávila et alii. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3% A7ao.htm>. Acesso em 02 jan. 2016 às 13h.
CORACINI, M. J. R. F. (1991) Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: Educ; Campinas: Pontes.
CORACINI, M. J. R. F. (org.) (2003) Identidade & Discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da UNICAMP.
CORACINI, M. J. R. F. (2007) A celebração do outro. Campinas: Mercado de Letras. ______. (2010) Transdisciplinaridade e análise de discurso: migrantes em situação de rua. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 11 (1), 91-112.
DELEUZE, G. (1974) Lógica do sentido. Trad. De Luiz Roberto S. Fortes. São Paulo: Perspectiva/Editora da Universidade de São Paulo.
DELEUZE, G. (1992) Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: 34.
DERRIDA, J. (1999) No escribo sin luz artificial. Valladoliz: Mauricio Jalón.
DERRIDA, J. (2001) O mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
DERRIDA, J. (2002) A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz M.N. da Silva. 3. ed., São Paulo: Perspectiva.
ECKERT- HOFF, B. M. (2008) Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação. Campinas: Mercado de Letras.
FOUCAULT, M. (1987) Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes.
FOUCAULT, M. (1990) História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. de Maria Thereza da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Graal.
FOUCAULT, M. (1992) Escrita de si. In: O que é um autor? Trad. de Antonio F. e Edimundo Cordeiro. Lisboa: Passagens, p. 129-160.
FOUCAULT, M. (2008) Arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe B. Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
FOUCAULT, M. (2012) A ordem do discurso. Trad. de Laura F. de Almeida Sampaio. 19. ed. São Paulo: Loyola.
FUNARI, P. P.; PIÑÓN, A. (2011) A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto.
GUERRA, V.M.L. (2010) O indígena de Mato Grosso do Sul: práticas identitárias e culturais. São Carlos: Pedro & João.
GUERRA, V.M.L. (2012) Indígenas e identidades: um olhar discursivo sobre a luta pela terra. In ROSA, A. M.; MARQUES, C.; SOUZA, C. C. de; DURIGAN, M. Povos Indígenas: reflexões interdisciplinares. São Carlos: Pedro & João, p. 43-68.
GUERRA, V.M.L. (2015) Povos indígenas: identidade e exclusão social. Campo Grande: Editora da UFMS.
GUERRA, V.M.L.; ALMEIDA, W. D. de (2016). Mulheres indígenas e escritas de si: A (re)produção das identidades periféricas. GUERRA, V. M. L.; ALMEIDA, W. D. de. (Orgs). Povos indígenas em cena: das margens ao centro da História. Campo Grande: Editora da OMEP/BR, p.139-152.
GUERRA, V.M.L.; ALMEIDA, W. D. de. (2015). Um olhar foucaultiano sobre a Lei Maria da Penha: discurso e desconstrução. GUERRA, V. M. L.; NOLASCO, E.C. (Orgs). Michel Foucault: entre o passado e o presente, 30 anos de (des)locamentos. Campinas: Pontes.
LIMBERTI, R. C. P. (2012) A imagem do índio: discursos e representações. Dourados: Editora da UFGD.
MARKUS, C. (Org.) (2008) Povos indígenas em espaços urbanos. Caderno Semana dos Povos Indígenas 2008. ISAEC/DAÍ - COMIN. São Leopoldo: Oikos.
MIGNOLO, W. D. A (2005) colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. LANDER, Edgardo (Org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, p.71-103.
ORLANDI, E. P. (2002) Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.
ORLANDI, E. P. (2009) As formas do silêncio no movimento dos sentidos. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp.
PÊCHEUX, M. (Org.) (2016) Materialidades Discursivas. Trad. de Eni Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP.
PÊCHEUX, M. 2009. Semântica de discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. de Eni P. Orlandi et al. 4 ed. Campinas: Editora da Unicamp.
ROBIN, R. (2016) A memória saturada. Trad. Cristiane Dias e Graciely Costa. Campinas: Editora da UNICAMP.
SAWAIA, B. (2008) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 8.ed. Petrópolis: Vozes.
SILVA, M. L. (2004) História e interculturalidade: aspectos críticos à educação e ao multiculturalismo no Brasil. Anais do VIII Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra.
SOUSA-SANTOS, B. de. (2007) Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, Outubro, p.03-46.
SOUZA, C. C. de; ROSA, A. M.; SILVA, D. (Orgs). (2010) Povos Indígenas: mitos, educação escolar e realidade histórico-cultural. Campo Grande: Editora da UFMS.
TAVARES, M.; SANTOS, L. C. (2012) Crenças e atitudes linguísticas de indígenas de Dourados. In: Cadernos do IL. Porto Alegre, n.44, junho, p.117-134.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.