Aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua por alunos surdos: o atendimento educacional especializado no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a9Keywords:
Língua portuguesa, Alunos surdos, Ensino superior, Atendimento educacional especializadoAbstract
Este trabalho objetiva discutir acerca da necessidade do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos no Ensino Superior. São poucas as discussões e reflexões, bem como ações que se materializem em oferta deste apoio pedagógico no Ensino Superior para que os alunos surdos possam ter um atendimento educacional especializado e, consequentemente, um melhor desempenho na apreensão dos conteúdos acadêmicos durante toda a sua graduação. Para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho documental, baseada na legislação e nas políticas públicas nacionais de Educação Especial do Ministério da Educação numa perspectiva inclusiva. Os resultados dessa discussão mostram que as ações de permanência dos alunos surdos no Ensino Superior devem ter como elemento norteador o Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa, pois este trará contribuições ao letramento acadêmico bilíngue de estudantes surdos para que a construção de uma proposta de educação bilíngue para esses alunos tenha resultados positivos.
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