Aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua por alunos surdos: o atendimento educacional especializado no ensino superior

Authors

  • Valéria Simplício da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Miguel Angel Garcia Bordas Professor Titular Aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Departamento de Educação; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Inclusiva e Necessidades Especiais (GEINE).
  • Raquel Pereira Lima Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Libras; Membro do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência (GPIEPED). https://orcid.org/0000-0001-7438-8165

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a9

Keywords:

Língua portuguesa, Alunos surdos, Ensino superior, Atendimento educacional especializado

Abstract

Este trabalho objetiva discutir acerca da necessidade do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos no Ensino Superior. São poucas as discussões e reflexões, bem como ações que se materializem em oferta deste apoio pedagógico no Ensino Superior para que os alunos surdos possam ter um atendimento educacional especializado e, consequentemente, um melhor desempenho na apreensão dos conteúdos acadêmicos durante toda a sua graduação. Para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho documental, baseada na legislação e nas políticas públicas nacionais de Educação Especial do Ministério da Educação numa perspectiva inclusiva. Os resultados dessa discussão mostram que as ações de permanência dos alunos surdos no Ensino Superior devem ter como elemento norteador o Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa, pois este trará contribuições ao letramento acadêmico bilíngue de estudantes surdos para que a construção de uma proposta de educação bilíngue para esses alunos tenha resultados positivos.

 

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Author Biography

Valéria Simplício da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Libras; Membro do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência (GPIEPED), do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Inclusiva e Necessidades Especiais (GEINE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

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Published

2019-12-12

How to Cite

Simplício da Silva, V., Bordas, M. A. G., & Lima, R. P. (2019). Aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua por alunos surdos: o atendimento educacional especializado no ensino superior. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a9

Issue

Section

Papers