Bilinguismo na educação dos e para os surdos: uma discussão reflexiva sobre a política educacional e linguística
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a4Keywords:
PPolítica Educacional, Política Linguística, Surdos, Libras, Português L2Abstract
Atualmente a Educação dos e para os Surdos se depara com vários impasses existentes nas políticas educacionais e linguísticas que apresentam diferentes práticas discursivas, conduzidos por uma reflexão equivocada. Desta forma é necessário haver uma intervenção sobre a política pública brasileira a fim de estabelecer a relação entre a Inclusão Escolar e Educação dos Surdos sendo efetivada na formação, estruturas e ações pedagógicas em uma perspectiva bilíngue. No entanto, o presente artigo visa apresentar vários direcionamentos aos professores e demais profissionais envolvidos com estudos e discussões teóricos acerca da Educação dos e para os Surdos com o objetivo de promover a compreensão e apreensão das correlações e tensões existentes entre a legislação brasileira inclusiva, sua criação e desenvolvimento nas instituições públicas envolvidas a fim de que possa ser agrupado na política educacional e linguística na Educação dos Surdos e assim efetivar a Inclusão Escolar dos estudantes Surdos.
Metrics
References
BAGNO, M. Preconceito linguístico. O que é, como se faz. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
BALL, S. J. Good school/bad School, British. Journal of Sociology of Education. 1997.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em ago. 2017.
____________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em mai. 2017.
____________. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L10098.htm. Acesso em jul. 2017.
____________. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em jul. 2017.
____________. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em jun. 2017.
_____________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em mar. 2017.
_____________. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP, 2008.
CALVET, L. J. Las’politiques lingüísticas. Edicial S.A. Buenos Aires, 1997.
______________. Sociolinguística, uma introdução crítica. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
______________. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial: IPOL, 2007.
CRISTOFOLI, M. S. Políticas de línguas estrangeiras na educação básica: Brasil e Argentina entre avanço, percalços. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2010.
DIZEU, L. C. T. B.; Caporali, S. A. A Língua de Sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, 2005.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
GÓES, M. C. R. de. A Linguagem escrita de alunos surdos e a comunicação bimodal. Tese de Doutorado de Livre Docência. Campinas: FE/UNICAMP, 1994.
______________. As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R.; JESUS, D. M. de (Org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 2. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
HARRISON, K. Marie P.; NAKASATO, R. Q.. Educação universitária: reflexões sobre uma inclusão possível. In: LODI, A.C.B. et al. Letramento e Minorias. Porto Alegre, 2004.
LLANES, F. J. Notes on a social theory for bilingual education in the United States. In: PADILLA, R. V. (ed.) Theory in BILINGUAL EDUCATION. Ethnoperspectives in bilingual education research, Volume II. Bilingual bicultural education programs, Eastern Michigan University, 1980.
LACERDA. C.B.F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, v. 26, n. 69, p. 163-184, 2006.
LUNARDI, M L. Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 157 – 168. 3ª ed.
LODI, A. C. B. Ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos: Impacto na educação básica. In: LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EdUFCSCar, 2013.
MOURA, M. C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter/Fapesp, 2000.
NOVAES, E. C. Surdos: educação, direito e cidadania. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
OLIVEIRA, G. M. Línguas como Patrimônio Imaterial. 2009. Disponível em: http://www.ipol.org.br/. Acesso em jun. 2017.
PATERNO, U. A política linguística da rede estadual de ensino em Santa Catarina em relação à educação de surdos. Dissertação. Mestrado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.
PERLIN, G.T. Prefácio. In: QUADROS, R. M. de; PERLIN, G. (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2008. p. 9-13.
QUADROS, R.M. de. Políticas linguísticas e bilinguismo na educação de surdos brasileiros. In: Ana M. Carvalho. (Org.). Linguística luso-brasileira. 1 ed. Madrid: IBEROAMERICANAEDITORIAL VERVUERT. v. 2, p. 215-235. 2009.
QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre, 2004.
SKLIAR, C. Sobre o currículo na educação dos surdos. Espaço, Rio de Janeiro, 1997.
______________. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
STROBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. 1 ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.
TARALLO, F. A pesquisa sócio-linguística. São Paulo: Ática, 2005.
THOMA; CAMPELLO et. al,. Relatório do Grupo de Trabalho, designado pelas Portarias nº 1.060/2013 e nº 91/2013, contendo subsídios para a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. 2014. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=56513. Acesso em mai. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.