“Minha língua, minha história, meu processo de escolarização”: narrativas de si de docentes surdos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a15

Keywords:

Narrativas de si, Escolarização de surdos, LIBRAS

Abstract

Quais experiências marcaram os professores surdos em suas trajetórias de escolarização na Educação Básica e no Ensino Superior? Como suas narrativas, suas histórias de vida, podem nos ajudar a pensar a formação docente e a pesquisa em ensino e educação? Este artigo tem por objetivo primordial apresentar as narrativas (auto)biográficas como método de investigação com professores surdos. Encontramos nas entrevistas narrativas um caminho metodológico para a recolha e análise das narrativas de si sinalizadas. Participaram da pesquisa cinco professores surdos do curso de Letras Libras de uma universidade federal, no interior do Brasil. Dos achados, destacamos as narrativas sobre a Educação Básica que apontam dificuldades enfrentadas pelos surdos, traduzidas por exclusões, silenciamentos e apatia pedagógica; contrariamente, no Ensino Superior, as narrativas demonstram que a universidade foi um espaço no qual os professores surdos se identificaram com a construção do conhecimento, que se descobriram e desenvolveram projetos e projeções de si.

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Author Biographies

Simone Maria Da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Rural do Semi Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil. Líder Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)Biográficas em Educação (GEPNAE). Presidente da Associação Norte-Nordeste de Histórias de vida em Formação (ANNHIVIF)

Isabelle Pinheiro Fagundes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO – UFERSA/UERN/IFRN, Universidade Federal Rural do Semi Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente Assistente do Curso de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)Biográficas em Educação (GEPNAE).

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Published

2019-12-12

How to Cite

Da Rocha, S. M., & Fagundes, I. P. (2019). “Minha língua, minha história, meu processo de escolarização”: narrativas de si de docentes surdos. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a15

Issue

Section

Papers