“Minha língua, minha história, meu processo de escolarização”: narrativas de si de docentes surdos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a15Keywords:
Narrativas de si, Escolarização de surdos, LIBRASAbstract
Quais experiências marcaram os professores surdos em suas trajetórias de escolarização na Educação Básica e no Ensino Superior? Como suas narrativas, suas histórias de vida, podem nos ajudar a pensar a formação docente e a pesquisa em ensino e educação? Este artigo tem por objetivo primordial apresentar as narrativas (auto)biográficas como método de investigação com professores surdos. Encontramos nas entrevistas narrativas um caminho metodológico para a recolha e análise das narrativas de si sinalizadas. Participaram da pesquisa cinco professores surdos do curso de Letras Libras de uma universidade federal, no interior do Brasil. Dos achados, destacamos as narrativas sobre a Educação Básica que apontam dificuldades enfrentadas pelos surdos, traduzidas por exclusões, silenciamentos e apatia pedagógica; contrariamente, no Ensino Superior, as narrativas demonstram que a universidade foi um espaço no qual os professores surdos se identificaram com a construção do conhecimento, que se descobriram e desenvolveram projetos e projeções de si.
Metrics
References
APOLINÁRIO. Narrativa autoreferencial, 22 de out. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/consti-tuicao.htm>. Acesso em: 29 mar. 2018. BRASIL. Decreto no 5.296, de 02 de dezembro de 2005. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 29 mar. 2018.
BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 29 mar. 2018.
FERREIRA. Narrativa autoreferencial, 22 de out. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Um encontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GESSER, A. Libras? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Parábola Editorial, São Paulo. 2009.
GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. São Paulo: Autores Associados. 1996.
GOUVEIA-PEREIRA, M. Percepções de justiça na adolescência: a escola e a legitimação das autoridades institucionais. Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008
GRAÇA. Narrativa autoreferencial, 22 de out. 2018.
JOVCHELOVITCH, S; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (editores). Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, p. 90-113. 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2015.
NINA. Narrativa autoreferencial, 16 de nov. 2018.
NOVAES, E. C. Surdos - Educação, Direito e Cidadania. São Paulo: WAK Editora, 2014.
PASSEGGI, M.C. A pesquisa (auto)biográfica em Educação. Princípios epistemológicos, eixos e direcionamentos da investigação científica. In: VASCONCELOS, Maria de F
átima. (Org.). Em torno da noção de alteridade, 2011.
PERLIN, G. Identidades Surdas. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Medição, 1998, p. 51 - 73.
PINEAU, G. As histórias de vida. Natal, RN: EDUFRN, 2010.
ROSADO, C.T. Educação escolar para crianças – o que dizem sujeitos deste direito? 2010. 197f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, K. R. O. R. P. Projetos Educacionais para alunos Surdos. In: LODI, A. C. B. Lodi; MELO, A. D. B.; FERNADES, E. (Org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. 2ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. (Coleção Educação Contemporânea).
SCHALLER, J. J. Lugares aprendentes e inteligência coletiva: rumo à constituição de um mundo comum. In: PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. de (Org.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
SHÜTZE, F.. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W. e PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
SILVA, Narrativa autoreferencial, 15 de out. 2018.
SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
SOUZA, R. M. Educação de surdos e questões de norma. In: LODI, A. C. B. L. (Org.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Editora Mediação, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.