Narrativas sobre a Docência na Educação de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a11Keywords:
Educação Bilíngue, Narrativas, Libras, Identidade SurdaAbstract
O artigo tem como objetivo analisar as narrativas de professoras e alunos sobre o fazer docente em escolas da educação básica, específicas para surdos. Foram selecionadas narrativas de alunos surdos e de professoras produzidas em entrevistas que compõem um banco de dados de pesquisa sobre o tema. A partir de discussões sobre a educação de surdos, a questão proposta é: o que dizem as narrativas produzidas por sujeitos da educação de surdos sobre ser docente nesse espaço? Identificou-se que as narrativas destacam a importância da fluência linguística dos docentes e de práticas que possibilitam a constituição da identidade surda, bem como a valorização da cultura e comunidade surdas. As narrativas salientam a relação professora/aluno e o papel da professora na constituição do sujeito surdo. Conclui-se que a docência desejada pelo público das escolas de surdos é aquela que fornece subsídios para que os alunos se tornem culturalmente surdos.
Metrics
References
BRASIL. 2002. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. Disponível online em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 01 de abril 2018.
GESSER, A. 2009. O surdo. In: A. GESSER, 2009, LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial. pp. 45-61.
KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena. Narrativas e diferenças em língua brasileira de sinais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 25, p. 95-108, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/148864>. Acesso em: 12 abr. 2019.
KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia. Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue. Relatório de Pesquisa. Edital Universal 2014, CNPq. Porto Alegre, 2018. 51p (Texto digitado).
LACERDA, C. B. F. 1998. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação de surdos. Caderno Cedes, 19.46: 68-80. Campinas.
LADD, Paddy; GONÇALVES, Janie Cristine do Amaral. Culturas Surdas e o desenvolvimento de pedagogias surdas. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena. LUNARDI-LAZZARIN, Márcia (Org.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociações, interlocuções e provocações. Canoas: Ed. Ulbra, 2011. p. 295-329.
LOPES, M. C.; VEIGA-NETO, A. 2006. Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar. Perspectiva, v. 24. especial: 81-100. Florianópolis.
LOPES, M. C. et al. 2009. A educação dos Surdos no Rio Grande do Sul. Relatório de Pesquisa. Edital Universal MCT/CNPq 50/2006. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. 2014. Em Defesa da Escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica. 2. ed. Coleção: Experiência e Sentido.
MÜLLER, J. I. 2016. Língua Portuguesa na Educação Escolar Bilíngue de Surdos. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível online em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/149088. Acesso em: 20 de maio de 2018.
PERLIN, G. e MIRANDA, W. Surdos: o narrar e a política. Ponto de Vista, 5: 217-226. Florianópolis.
SKLIAR, C. 1999. Atualidade da Educação Bilíngüe para Surdos. Porto Alegre: Mediação.
THOMA, Adriana. Educação dos surdos: dos espaços e tempo de reclusão aos espaços e tempos inclusivos. In: THOMA, Adriana; LOPES, Maura Corcini (Org.). A invenção da surdez II: Espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006. p. 9-25
THOMA, A. S. 2012. Representações sobre os Surdos, Comunidades, Cultura e Movimento Surdo. In: M. C. LOPES (Org.). 2012, Cultura Surda e Libras. São Leopoldo: Editora Unisinos. pp. 87-100. ZANINI, Joseane. “Me ensinou diversas coisas sobre ser surdo” - narrativas sobre o fazer docente na educação de surdos. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.