Narrativas sobre a Docência na Educação de Surdos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a11

Keywords:

Educação Bilíngue, Narrativas, Libras, Identidade Surda

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar as narrativas de professoras e alunos sobre o fazer docente em escolas da educação básica, específicas para surdos. Foram selecionadas narrativas de alunos surdos e de professoras produzidas em entrevistas que compõem um banco de dados de pesquisa sobre o tema. A partir de discussões sobre a educação de surdos, a questão proposta é: o que dizem as narrativas produzidas por sujeitos da educação de surdos sobre ser docente nesse espaço? Identificou-se que as narrativas destacam a importância da fluência linguística dos docentes e de práticas que possibilitam a constituição da identidade surda, bem como a valorização da cultura e comunidade surdas. As narrativas salientam a relação professora/aluno e o papel da professora na constituição do sujeito surdo. Conclui-se que a docência desejada pelo público das escolas de surdos é aquela que fornece subsídios para que os alunos se tornem culturalmente surdos.

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Author Biographies

Lodenir Becker Karnopp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoramento na Gallaudet University, em Washington, DC, Estados Unidos. Professora no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil. Pesquisadora do CNPq, na modalidade Produtividade em Pesquisa 2 (Chamada 09/2018, Processo 313133/208-2). 

Joseane Veloso Zanini, Escola Especial par Surdos Frei Pacífico

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Foi Bolsista de Iniciação Científica CNPq, da Pesquisa Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue (2015 – 2018). Atualmente é professora em escola de Educação Básica específica para Surdos.

Juliana De Oliveira Pokorski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação. Atualmente é professora assistente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na educação básica com ênfase na educação de surdos.

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Published

2019-12-12

How to Cite

Karnopp, L. B., Zanini, J. V., & Pokorski, J. D. O. (2019). Narrativas sobre a Docência na Educação de Surdos. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a11

Issue

Section

Papers