Atividades Pedagógicas de Cunho Instrumental Feitas On Line: Teoria e Prática

Autores

  • Hélvia Pereira Pinto Bastos CEFET, Campos, Brasil

Palavras-chave:

ensino de língua estrangeira, letramento eletrônico, sociocognitivismo, abordagem instrumental

Resumo

Ler textos eletrônicos em língua estrangeira é uma habilidade valorizada e cada vez mais exigida nas variadas áreas profissionais. O letramento eletrônico se apresenta como uma abordagem pedagógica que desenvolve simultaneamente o conhecimento lingüístico do aprendiz e sua capacidade de se comunicar e pesquisar na Internet. O modelo de trabalho apresentado neste estudo se apóia em princípios da teoria sociocognitivista e em técnicas do ensino instrumental de línguas. O objetivo deste artigo é justificar e mostrar como essa abordagem tem sido utilizada nos programas de língua inglesa no CEFET-Campos, RJ, e apresentar algumas observações acerca desta experiência.

Biografia do Autor

Hélvia Pereira Pinto Bastos, CEFET, Campos, Brasil

Helvia Bastos holds a Master’s Degree in Cognition and Language from Universidade Estadual do Norte-Fluminense (UENF), RJ, Brazil. She is an ESP teacher at CEFET-Campos, RJ, both at graduation and postgraduation levels (lato-sensu). Her major research interests involve the challenges and benefits of Web-Assisted Language Learning (WALL) and the study of genre in professional contexts.

Downloads

Como Citar

Bastos, H. P. P. (2011). Atividades Pedagógicas de Cunho Instrumental Feitas On Line: Teoria e Prática. The Especialist, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6165

Edição

Seção

Artigos