Ensino-Aprendizagem de Foco na Forma: Retorno ou Recomeço?

Autores

  • Rejane Teixeira Vidal Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil

Palavras-chave:

instrução-focada-na-forma, opções de IFF, teoria sociocultural, lingualização

Resumo

O objetivo deste ensaio é o de examinar questões de essencial importância em relação ao ensino e aprendizagem dos aspectos formais de uma língua estrangeira, notadamente do inglês como língua estrangeira ou segunda língua, assim como sugerir uma opção instrucional apoiada em teria sociocultural (Vygostky, 1978). A argumentação abrange problemas com a conceituação de termos utilizados recentemente para se referir ao foco na forma em contraste ao foco no significado; algumas opções metodológicas para se abordar aspectos lingüísticos pela perspectiva do modelo do processamento da informação como ponto de partida para a instrução; razões para a instrução-focada-na-forma; o campo da gramática; e tendências do ensino e aprendizagem dos aspectos formais da língua alvo à luz de teoria sociocultural da aprendizagem, através do conceito de “lingualização” (Swain, 2006).

Biografia do Autor

Rejane Teixeira Vidal, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil

Rejane Teixeira Vidal holds a PhD in Applied Linguistics from UFF where she is a senior lecturer at the English Language Department. She teaches courses both at undergraduate and post-graduate programmes. Her main research interests are in the area of second language acquisition, especially form-focused instruction and collaborative dialogue.

Downloads

Como Citar

Vidal, R. T. (2011). Ensino-Aprendizagem de Foco na Forma: Retorno ou Recomeço?. The Especialist, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6173

Edição

Seção

Artigos